Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Registros de inadimplentes crescem 4,1% em novembro, diz Boa Vista

Notícias 14 de dezembro de 2021

Os registros de inadimplentes aumentaram 4,1% em novembro, na comparação com outubro, de acordo com informações da Boa Vista, que abrangem todo território nacional.

Na comparação interanual, o avanço foi mais expressivo, aumento de 10,4%. Segundo a Boa Vista, o resultado interanual era esperado porque “no último trimestre do ano passado o fluxo de consumidores inadimplentes foi historicamente baixo.”

Os resultados acumulados continuam desacelerando. No ano a queda no indicador passou de -6,5% para -5,6% e, em 12 meses de -10,9% para -6,6%.

Essa tendência, segundo a Boa Vista, condiz com o cenário atual, no qual a inflação pesa sobre o já comprometido orçamento das famílias.

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

Por outro lado, o Indicador de Recuperação de Crédito recuou 2,9% na comparação mensal e 3,1% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O resultado do mês contribuiu para desacelerar levemente o indicador na análise acumulada em 12 meses, passando de 1,1% em outubro para um aumento de 1,0% em novembro.

Para a Boa Vista, uma melhora para os indicadores, no momento, segue condicionada principalmente pela retomada do mercado de trabalho e da recuperação da renda das famílias, uma vez que os aumentos da inflação e dos juros seguem corroendo a capacidade de solvência dos consumidores.

“Diante disso, a tendência de elevação na taxa de inadimplência das famílias com recursos livres, sugerida pelo indicador de Registros de Inadimplentes, pode seguir com seu ritmo de aumento gradual nas próximas aferições do Banco Central. O dado mais recente, de outubro, marca uma taxa de 4,28%, o maior nível do ano, ante 4,25% em setembro.”

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE