Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Prazo para regularização de dívidas do MEI encerra em 31 de agosto

Notícias 27 de agosto de 2021

Os MEIs (Microempreendedores Individuais) têm até a próxima terça-feira, dia 31, para regularização de dívidas. Só neste ano, até o mês de julho, foram abertos na cidade 2.405 MEIs. Deste total, 186 aberturas ocorreram no espaço MEI da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), inaugurado em 2018.

 

Conforme divulgado pela Semdettur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), cerca de 45% dos 28.416 optantes pelo MEI no município estão inadimplentes.

A dívida pode ser sanada com o pagamento dos débitos, por meio do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) ou o próprio sistema de parcelamento, pelo Portal do Simples Nacional. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para celulares com sistema Android e IOS. O não pagamento das dívidas implica em inscrição como Dívida Ativa, cobrada na Justiça, com juros e outros encargos previstos em lei.

 

Das aberturas deste ano, no município como um todo, 285 ocorreram entre junho e julho. De maio para junho, os MEIs cresceram em 455.

 

Para o presidente da Acipi, Marcelo Cançado, os MEIS são importantes para o fortalecimento da economia local. “Percebe-se essa importância pelo número de aberturas de novas empresas, especialmente neste cenário de dificuldade econômicas gerado pela pandemia. A Acipi faz questão de dar suporte a esses empreendedores que podem se tornar grandes empresários no futuro. É fundamental que todos se atentem a esses prazos para não serem prejudicados em suas atividades”, afirma.

 

Espaço MEI Acipi

Desde 2018, a Acipi conta com espaço específico para atendimento gratuito de associados que são microempreendedores individuais. São oferecidos suporte e orientação nos processos de formalização, alteração, cancelamento, emissão de boletos e notas, entre outras ações. Com espaço dedicado a esta categoria empresarial, a Acipi foca na realidade daquele que está iniciando suas atividades empresariais, ao esclarecer dúvidas quanto às obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias.

 

Serviço

O atendimento MEI para aberturas ocorre no 1º andar da sede da Acipi, na rua do Rosário, 700 – Centro, somente por meio de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Em caso de dúvidas: (19) 3417-1766, ramal 709.

 

Natália Marim
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 757

www.acipi.com.br

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE