FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo novas ideias
construindo caminhos
FACEP

Encontre sua AC

ACESSO PDO

O momento de lutar pelo desenvolvimento regional

Notícias 09 de setembro de 2019

O mês de agosto foi crucial para que Botucatu volte a ser protagonista como força indutora do desenvolvimento regional. O lançamento da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Regional, no dia 15, reuniu diversas forças políticas de mais de uma centena de municípios, além de entidades de fomento econômico. Idealizada pelo deputado estadual Fernando Cury, a iniciativa propõe ser o porta-voz das necessidades para que cada Cidade venha a pleitear seu lugar nos investimentos públicos e privados.

A criação de uma frente parlamentar específica para o fomento de políticas em prol do desenvolvimento econômico no Médio Tietê, Central, Centro-Oeste e Sudoeste traz a perspectiva de novos ares para a classe empresarial. É por meio da união de forças que podemos almejar melhores condições para um crescimento sustentável, fazendo jus às características de cada região. Foi com esse pensamento que o governo do Estado criou os onze polos que conduzirão os próximos investimentos internos e externos.

Neste contexto, venho a ilustrar o exemplo de Botucatu. O município apresenta números invejáveis de desenvolvimento. São 7.220 empresas instaladas no município, gerando mais de 36 mil empregos diretos com carteira assinada. Os diversos segmentos econômicos ilustram esta dinâmica: são 2500 empresas do comércio; 3.423 empresas da área de Serviços; 525 somente no agronegócio, 275 na construção civil e 490 indústrias. Estes são dados do Ministério do Trabalho e que reforçam a vocação da região, tendo empresas inovadoras, geradoras de empregos, líderes de mercado e, principalmente, que conhecem as particularidades de cada município.

Estes investimentos empresariais não estão em nossa região à toa. Foram viabilizados pela qualidade de vida que Botucatu proporciona à sua população. Para se ter uma ideia, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ferramenta das Nações Unidas para classificar a qualidade de vida, é atribuído como muito alto. Em níveis educacionais, somos referência. Desde o ensino fundamental até à excelência do nível de ensino superior, com as universidades e faculdades aqui instaladas. O próprio IBGE mostra que 97,8% das crianças e jovens de 7 a 14 anos estavam nas salas de aula. Garantia de um futuro com mais preparo intelectual e de consciência social.

Concomitante com tais fatores sociais e demográficos, há potencialidade no turismo, principalmente na exploração responsável da cuesta. Vive-se este momento em que Botucatu começa a ter uma personalidade única em seus atrativos. São milhões de reais oriundos de grandes eventos realizados sejam na área esportiva, congressos acadêmicos ou mesmo visitas às cidades da região.

São exemplos que mostram o potencial de investimentos ainda a ser explorado. Por isso esta frente parlamentar vem a ser importante neste anseio dos empresários. Espera-se que a união de forças venha a atender os anseios da classe empresarial: de ser a articuladora junto ao Poder Público de demandas que, por vezes, são pontuais; de interceder junto às demais esferas governamentais, melhorias em diversos pontos como logísticas, redução da carga tributária, aprimoramento da educação pública e profissional, entre muitas demandas que por vezes travam as iniciativas do empresariado.

Após anos de crise econômica e da retração do setor produtivo, o Brasil apresenta, enfim, uma perspectiva positiva de crescimento. Tímido, em primeiro momento, mas promissor ao longo prazo. A aprovação das Reformas Trabalhista e da Previdência dão alento e novo fôlego para a retomada da produção, consumo e investimentos sociais. Nossa missão é garantir que as novas regras sejam efetivamente voltadas ao crescimento econômico.

Mais do que se iniciar um trabalho em prol do desenvolvimento econômico, temos a união de forças dos mais diferentes segmentos da sociedade sabendo que este é o momento de solidificar o interior paulista como um dos principais polos de investimentos do país. É com grande prazer que a Associação Comercial e Empresarial de Botucatu integra este momento importante e tão relevante para nossa região.

Emílio Angella Neto é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Botucatu

 

Parceiros CACB SCPC SEBRAE Certisign