Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Números comprovam a importância do PFOR no fortalecimento da rede Facesp

Notícias 12 de abril de 2022

O Plano de Fortalecimento (PFor) da rede Facesp completou um ano em funcionamento e, cada vez mais, mostra como tem sido fundamental no desenvolvimento das Associações Comerciais. O PFOr tem contribuído para inserir as ACs como protagonistas no processo de recuperação econômica e de geração de emprego. 

E os números apresentados durante o 2º Encontro dos agentes de desenvolvimento do PFor comprovam a importância do programa. Realizado em Atibaia, o Encontro contou com oficinas, palestras sobre os produtos e serviço da rede Facesp, e com o compartilhamento de boas práticas e de ações inovadoras e criativas. 

A diretoria da Facesp, os vice-presidentes da Federação e os representantes das empresas parceiras participaram das atividades. 

NOVOS SERVIÇOS 

Trezentas e quatro Associações Comerciais já foram diretamente beneficiadas. O balanço significa que, em torno de 90% das ACs em atividade no Estado já tiveram algum benefício originário do PFor. Todas as Regiões Administrativas (RAs) da Facesp contam com a atuação do agente de desenvolvimento. 

Iniciado em março de 2020, o PFor foi diretamente responsável pela implantação de mais de 1.000 novos serviços nas Associações Comerciais atendidas. São soluções inovadoras que auxiliam no negócio dos associados. E com o novo produto/serviço sendo ofertado, a entidade diversifica e gera uma nova receita. 

O Plano de Fortalecimento tem como objetivo o apoio às Associações, na busca por oportunidades de ações institucionais e no relacionamento da entidade com associados e potenciais associados da cidade. E, para isso, é necessário conhecer a AC e estar ao lado da equipe que faz a gestão da entidade. Desta forma, neste primeiro ano do programa, os agentes já realizaram 2.178 visitas às entidades. 

Outro aspecto que merece destaque são as Associações Comerciais que estavam fechadas e, a partir do Plano, foram reativas ou regularizadas. 

MAIS ASSOCIADOS 

Além do apoio na gestão e na implementação de novos serviços e produtos, o time do PFor desenvolve um importante trabalho de busca de potenciais novos associados e na consolidação da parceria com os empreendedores do município que possuem alguma relação. 

Ao lado da equipe das ACs, os agentes visitaram 2.127 empresas. A ideia desta visita é falar sobre trabalho da Associação Comercial e as vantagens de fazer parte da rede associativista. 

O trabalho de busca de novos parceiros para fortalecer o quadro associativo da AC tem mostrado ser de extrema importância e já apresenta resultados significativos. 

Na Região de Araraquara-São Carlos (RA-18), por exemplo, houve um crescimento de quase 12% no número de associados das entidades. Volume parecido com o aumento identificado na região de São José do Rio Preto (RA-14): 11%. Na Baixa Mogiana (RA-16), o acréscimo foi de 9%. 

REPRESENTATIVIDADE 

“O Plano de Fortalecimento tem sido diretamente responsável por oferecer as condições econômicas e estruturais para que as Associações Comerciais possam crescer e se desenvolver. O programa aumentou a representatividade da nossa rede e, desta forma, temos conseguido pautar, defender e sermos os porta-vozes das bandeiras e dos temas que, verdadeiramente, impactam o dia a dia das micro e pequenas empresas (MPEs)”, afirmou o presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto. 

“A recente aprovação do Refis das MPEs, e, agora, a campanha nacional em apoio a correção da tabela do Simples Nacional e do teto do MEI dão a dimensão de como as Associações Comerciais têm sido protagonistas neste processo de retomada”, disse. 

O superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos, responsável pela elaboração do PFor, ressaltou que o Plano “fortalece a rede associativista e assegura que a rede Facesp permaneça integrada”.


Mais informações:

Cleber Lazo          

Comunicação Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

(11) 98340-4952 

SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 58 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo. 

SOBRE O PFOR: O Plano de Fortalecimento (PFor) da Facesp foi criado para oferecer condições econômicas e estruturais para que as Associações Comerciais possam crescer e se desenvolver, tendo como ponto de apoio o trabalho do agente de desenvolvimento regional e do vice-presidente regional da Federação.

Mais informações sobre o PFor em: https://www.facesp.com.br/pfor/

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE