Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Manifesto: O Comércio pede socorro

Notícias 28 de abril de 2021

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e outras 48 entidades representativas divulgaram o manifesto “O Comércio pede socorro”. 

Publicado em jornais de grande circulação de todo o País, o posicionamento alerta as autoridades sobre a situação insustentável do comércio varejista e pede que novos fechamentos não sejam realizados. 

Leia a íntegra do manifesto: 

A economia brasileira está afundando. É preciso urgentemente reestabelecer o funcionamento do setor varejista na sua plenitude. Alguns setores do comércio e serviços estão praticamente paralisados, sendo fechados seletivamente, sem critérios claros. As condições após a abertura são insuficientes, com horários reduzidos e restrições inadequadas. 

Por que apenas parte do comércio fecha enquanto outros setores não essenciais continuam funcionando ininterruptamente desde março de 2020? 

Adotamos protocolos de operações rígidos, ações para prevenir aglomerações e campanhas de conscientização sobre os cuidados com a saúde. 

Entretanto, fomos arbitrariamente proibidos de trabalhar por períodos que chegam a 6 meses! Mais da metade do ano sem receita, de portas fechadas, e recebendo cobranças de impostos, com multas assustadoras caso não sejam pagos. 

Bares e restaurantes continuam fechados e com restrições ainda mais severas, mesmo após investirem em protocolos e alterarem a operação para atender com segurança. Desde o início da pandemia, apenas em São Paulo, 50 mil bares e restaurantes fecharam as portas e 400 mil trabalhadores do segmento foram demitidos. 

É preciso apoiar quem quer manter os empregos do país disponibilizando linhas de crédito específicas, parcelamentos de impostos e ressarcimento de perdas. É necessário um programa de manutenção do emprego e da renda, além de apoio financeiro às pequenas e médias empresas que lutam para pagar suas contas. Sem contar que os trabalhadores precisam de auxílio emergencial dos Estados, Municípios e Governo Federal até o fim da pandemia, pois atualmente, mais de 20 milhões de brasileiros estão vivendo na miséria. 

Alguns governantes impõem falsos lockdowns, escolhendo quem deve fechar, mas não cumprem seus deveres: hospitais de campanha no ano passado foram desmobilizados arbitrariamente, pessoas não foram testadas e o sistema de transporte público continuou deplorável. É preciso acelerar o processo de vacinação da população. 

O comércio varejista é a locomotiva que puxa a economia e seu fechamento não pode ser utilizado como marketing político. Se o varejo não vende, a indústria para, a produção do campo não escoa e não há prestação de serviços. Ultrapassamos o limite e a atual situação é insustentável. Precisamos voltar a funcionar plenamente ou o País irá a falência. 

  • 25% do comércio quebrou e não volta mais
  • 15 milhões de empregos dependem do comércio aberto
  • 30 milhões de brasileiros já estão desempregados
  • Não há vacina contra desemprego e a fome 

#NãoAceitamosNovosFechamentos



Confira o manifesto publicado nos jornais

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE