Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Manifesto Associação Comercial de Sorocaba, O que de fato seria prioridade?

Notícias 23 de dezembro de 2021

A criação de 191 postos na Prefeitura de Sorocaba, sendo 161 cargos de realocação, gratificação ou mudança de nomenclatura, e 30 comissionados, ou seja, de livre nomeação, foi aprovada em sessões extraordinárias na Câmara de Vereadores.

 

110 cargos gratificados serão destinados para funcionários concursados que vão ocupar assessorias de planejamento, jurídica, coordenadores, gerentes e supervisores de projetos.

 

De acordo com o Executivo, “a prefeitura modernizou sua estrutura ao optar por basear o projeto em funções gratificadas”, sendo ainda que “a nova estrutura busca valorizar o conhecimento dos servidores de carreira”.

 

Mediante esta notícia, destacamos: o que de fato seria prioridade em Sorocaba? Criar cargos de gerência e supervisão ou profissionalizar o operacional das secretarias, trazendo mais colaboradores para atendimento na área da saúde, melhorias na educação, mais efetivo para a fiscalização e segurança da cidade?

 

Toda essa mudança vai aumentar a despesa do município em cerca de R$ 13 milhões por ano. Ou seja, enquanto a ordem mundial é economizar, reduzir gastos, ser mais eficiente, fazer mais com menos, a administração municipal está indo na contramão, aumentando as despesas.

 

Nos últimos meses, participamos de inúmeras discussões e enviamos diversos ofícios solicitando aumento no efetivo da fiscalização para combater o comércio ambulante ilegal e desleal na região central de Sorocaba, que muito atrapalha o comerciante, que gera empregos, estimula a economia da cidade e que tem a obrigação de pagar impostos para se manter em funcionamento, além, é claro, da falta de segurança. A resposta recebida sempre é a mesma: falta de efetivo.

 

É fato que existe um elevado número de funcionários públicos, um problema crônico da administração pública em todas as esferas. No entanto, por que há essa falta? E, se falta o operacional, porque criar cargos de chefia?

 

Ao fazer essa reforma da noite para o dia e sem detalhamento, o prefeito dá margem a críticas e especulações de fazer aquilo que sempre condenamos, de a administração pública se transformar em cabide de emprego.

 

E quem paga toda essa conta: a população!

 

Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

 

Redes sociais:

Facebook ACSO: /acsorocaba

Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba

Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso

Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @acsorocaba

Canal no Telegram: t.me/acsorocaba

Site: www.acso.com.br

 

LARISSA COSTA 
Comunicação | Assessoria de Imprensa 
Associação Comercial de Sorocaba
Fone: (15) 3331-1003 / WhatsApp: (15) 98146-7182
www.acso.com.br

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE