Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

História dos 150 anos é eternizada em livro; lançamento ocorreu nesta quinta

Notícias 16 de dezembro de 2021

A noite desta quinta-feira (16) ficará marcada para sempre na história da Associação Comercial de Santos (ACS). A entidade lançou um livro em comemoração aos seus 150 anos, celebrados no último dia 22 de dezembro.

O presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco, disse  que a obra é um presente para o futuro.  “O livro está em linha com o protagonismo da ACS. Há fatos importantes da história do município  que se envolvem com a história da entidade”.

Sammarco ainda ressaltou que sua gestão se preocupa em ser mais moderna,  ativa e que preparar a entidade para escrever um protagonismo nos próximos 150 anos.

Com 170 páginas muito bem ilustradas pelo historiador e jornalista Sérgio Willians, o livro, nas versões inglês e português, foi entregue gratuitamente a convidados, associados e autoridades da região e do Estado.

Para  Sérgio Willians escrever a história da ACS é algo para se ter muito orgulho. “É uma das histórias mais ricas da Cidade. São 150 anos de trajetória e sempre com um papel muito protagonista no desenvolvimento do Município. A Associação nasceu em um momento em que Santos começava a  encontrar uma necessidade de transformação”.

A entidade sesquicentenária, que é a mais antiga do gênero no Estado de São Paulo e a quinta do Brasil, sempre foi sinônimo de respeito e credibilidade. Quem ler a obra, vai ver que sua história tem uma forte ligação ao Porto de Santos e ao mercado cafeeiro.

“Vários empresários da época, principalmente cafeicultores, se uniram para criar a associação com o intuito de ser fortalecer. A partir daí,  a história da cidade mudou, graças ao Ouro Verde, que é o café. Para se ter uma ideia, a cidade se desenvolveu a ponto de na década de 20,  ser considerada uma das cidades mais belas e pujantes do mundo, e se comparava ás cidades europeias”.

Para o prefeito de Santos, Rogério Santos, a  Associação Comercial é uma extensão da Prefeitura. “Em algum momento da história, o presidente da ACS,foi também o prefeito da Cidade. Sabemos que  muitas conquistas importantes ocorreram em Santos, após o surgimento da entidade.

No final da cerimonia de apresentação do livro, o prefeito foi convidado pelo presidente da ACS, Mauro Sammarco, para assinar o livro de ouro. “Que honra ser convidado para assinar um livro que tem o registro do imperador D. Pedro II”.

Patrocinadores


O livro era para ser entregue no dia 22 de dezembro do ano passado, mas em razão da pandemia e seguindo os protocolos de segurança, as comemorações dos 150 anos foram adiadas. O livro tem patrocínio da Dínamo Inter Agrícola, Eisa, Grupo Tribuna, Sucafina e Unimed Santos.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE