Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Em Santa Barbará d’ Oeste, CMEC lança programa que vai incentivar visitas a roteiros culturais

Notícias 09 de julho de 2021

Com o objetivo de fomentar o turismo e incentivar a retomada de visitas a pontos culturais no Estado, Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), lançou o programa “Roteiros Culturais do CMEC”. A apresentação ocorreu nesta semana, durante visita a Santa Barbará d’Oeste. 

Por meio dos 138 conselhos das mulheres empreendedoras das Associações Comerciais, o “Roteiros Culturais do CMEC” vai criar ações e campanhas para divulgar museus, centros culturais, bibliotecas, parques, praças, locais e imóveis históricos, enfim, todos os espaços com potencial turístico. 

“Os setores culturais e turísticos foram muito afetados pela pandemia e, agora, entendemos que, com o avanço da vacinação, entramos em um momento de retomada”, avaliou Ana Claudia Cotait. “Incentivar a visitação destes espaços é apoiar os empreendedores e empreendedoras que vivem do turismo”, afirmou. 

O “Roteiros Culturais do CMEC” tem como base um projeto desenvolvido pela coordenadora do CMEC da ACISB Santa Barbará d’Oeste, Talitha Delmondes. Na viagem ao município, Ana Claudia Cotait se encontrou com Talitha, membros da diretoria e com o presidente da AC, João Batista de Paula Rodrigues. 

“É muito simbólico para todas nós, iniciar um programa de tamanha importância e que, em breve, se expandirá para todo o Estado, tendo como base um trabalho desenvolvido na primeira cidade do Brasil a ser fundada por uma mulher”, ressaltou Ana. Santa Barbara D’Oeste foi fundada por Margarida da Graça Martins, em 1818. 

Ana Claudia, acompanhado do presidente da ACISB e por Talitha, conheceu o Cemitério do Campo - sede da Fraternidade Descendência Americana e onde está a primeira capela protestante do Brasil, e a Biblioteca Municipal. Dois dos mais importantes pontos culturais do município. 

Na sequência, o grupo se reuniu com o prefeito Rafael Piovezan para apresentar o “Roteiros Culturais do CMEC”. “O prefeito recebeu a ideia com muito respeito e se colocou à disposição para apoiar no que for preciso. Ele acionará a Secretaria de Cultura e Turismo para que um trabalho em conjunto com a Associação Comercial seja realizado, no sentido de implementar o programa”, disse Ana Claudia, que lembrou que algumas cidades, como Itu, também estão se envolvendo e deverão fazer parte da versão piloto do “Roteiros Culturais do CMEC”. 

“As prefeituras e a iniciativa privada serão importantes parceiras do programa”, finalizou Ana Claudia Cotait.

 

Mais informações:

Cleber Lazo            

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre o CMEC: Presidido por Ana Claudia Badra Cotait, o CMEC – O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui 98 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e que integram as 420 Associações Comerciais filiadas à Facesp.

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 57 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE