Cotait defende liberdade para empreender e segurança para investir
Notícias
25 de agosto de 2025
Ao participar das comemorações pelo centenário do Palácio do Comércio, da Associação Comercial de Santos (ACS), o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Facesp, Alfredo Cotait Neto, defendeu o associativismo e a liberdade para empreender. “Formamos uma rede com grande representatividade para o desenvolvimento social e econômico do país”, ressaltou ele durante discurso na noite deste domingo (24).
“Defendemos a lei da liberdade econômica, porque queremos liberdade para empreender, defendemos a segurança jurídica e a segurança para investir, defendemos a segurança política, e lutamos pela democracia”, completou o presidente da CACB, ao se referir ao trabalho das associações comerciais do País.
Cotait agradeceu o presidente da ACS, Mauro Sammarco, pelo evento de comemoração e por ter recebido em Santos várias lideranças de associações comerciais de diversas partes do Brasil. “O associativismo funciona como uma rede, que tem como princípio ajudar a demanda e organizar os empreendedores”, reforçou.
Ao falar da força do associativismo, Sammarco enfatizou que a união é o caminho para poder enfrentar os desafios ao empreendedorismo colocados atualmente tanto no País quanto no mundo. “É com essa integração que vamos conquistar o desenvolvimento que nossa sociedade tanto merece”. destacou.
Além de Cotait e Sammarco, a solenidade de comemoração teve discursos do prefeito de Santos, Rogério Santos, do deputado Domingos Sávio (MG), presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviço na Câmara, e do vereador Adilson Júnior, presidente da Câmara Municipal de Santos. Também participaram do evento, presidentes de federações e associações comerciais.
Estiveram presentes a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Claudia Badra Cotait, e do CMEC de Santos, Eliane Sammarco. A ACS é a primeira associação comercial a ser fundada no Estado e a quinta do Brasil.
2º Encontro Nacional do Associativismo
A programação de 100 anos do Palácio do Comércio inclui o 2º Encontro Nacional do Associativismo, que acontece na segunda-feira (25), a partir das 9h, no auditório da ACS, com as presenças do vice-governador do Estado, Felício Ramuth, do presidente da CACB, Alfredo Cotait, e do presidente da ACS, Mauro Sammarco, além de representantes de parlamentares e associações comerciais de todo o País.
Às 9h30, o cientista político Fernando Schülher fará a palestra “Cenário Político no Brasil”. Às 10h30, terá início o painel Infraestrutura Portuária, Turismo e Desenvolvimento. Na sequência, as discussões abordarão os Desafios das Empresas na Ampliação da Participação no Mercosul e o Papel do Associativismo.
A partir das 14h30, acontece a reunião do G50+, grupo que reúne presidentes de associações comerciais e empresários de todo o País. O encontro será exclusivo para os participantes do grupo.
Fonte: CACB