Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

CMEC cumpre a missão de fomentar e promover o empreendedorismo feminino e chega a 180 conselhos na rede Facesp

Notícias 23 de dezembro de 2021

Criado com o objetivo de promover e fomentar o empreendedorismo feminino, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) tem cumprido com excelência esta missão. 

Assim que assumiu a presidência do CMEC, em 2019, Ana Claudia Badra Cotait deu início ao trabalho de expansão, na rede de Associações Comerciais, de conselhos focados no apoio aos negócios liderados por mulheres. 

“Quando assumimos o desafio, tínhamos como meta fazer com que o CMEC se transformasse em um órgão de apoio irrestrito às mulheres, tendo como princípios a sororidade, o empreendedorismo, a ética, a diversidade, o cooperativismo e a inclusão social. São estes valores que têm nos guiado para construirmos uma sociedade mais justa e equilibrada”, disse Ana Claudia. 

O empenho em fazer da rede Facesp um sistema que também estimulasse a mentalidade empreendedora entre as mulheres tem apresentado resultados expressivos. Atualmente, mais de 180 conselhos foram criados em Associações Comerciais de todo o estado de São Paulo. 

“Estivemos em dezenas de cidades trocando experiências e incentivando a criação de grupos de empreendedoras dentro das ACs que pudessem desenvolver, sempre em conformidade com a diretoria e a presidência da entidade, fóruns onde as lideranças femininas pudessem ser ouvidas. Mais que um mero espaço, incentivamos que este grupo promovesse o debate de soluções e problemas comuns entre elas”, afirmou Ana. 

Para auxiliar na formação dos Conselhos, o CMEC da Facesp criou um manual com orientações básicas. A cartilha pode ser baixada no link: https://bit.ly/3F8koro

INCLUSÃO SOCIAL

O CMEC também buscou, em 2021, estimular a economia criativa, implementando, por meio do empreendedorismo, o desenvolvimento da cultura e de ações de inclusão social. 

Neste campo de atuação destacam-se a Campanha do Agasalho, que repassou a entidades assistenciais parceiras mais de 156 mil peças; a Campanha do Dia das Crianças, com mais de 45 mil peças recebidas e encaminhadas; a campanha de arrecadação de bijuterias e mechas para mulheres com câncer; e a campanha de apoio ao combate à violência doméstica – X Vermelho. 

No âmbito de políticas públicas, o CMEC foi o idealizador do Projeto Menina Mulher, que distribuiu absorventes nas escolas públicas municipais. A iniciativa está em vigor na cidade de São Paulo e deve passa a funcionar em muitos outros municípios. 

Já na área cultural, o CMEC teve importantes conquistas em 2021: promoveu uma nova edição do Liberdade para Empreender, que contou participação 632 pessoas; realizou mais uma edição dos Prêmios Tarsila do Amaral e da Empreendedora Revelação; inaugurou o Espaço da Mulher Autora, em Garça; e o Roteiro Cultural CMEC, em Santa Barbara D’Oeste. 

Outro aspecto de destaque do trabalho do CMEC foram os 13 acordos de cooperação, entre eles, com: Sebrae, OBME, Mulheres do Brasil, Rede Mulher Empreendedora, Rede Mulheres que Decidem, Beauty Fair, OAB Mulher/SP e BPW. 

CAPACITAÇÃO 

Por meio do Facesp Mulheres, o CMEC capacitou 767 empreendedoras. Desenvolvido em parceria com o Sebrae-SP, o Facesp Mulheres oferece capacitações online e presenciais para mulheres que querem empreender ou que já empreendem e precisam de orientações para melhorar a gestão da empresa.

 “Foi um ano difícil, mas de muitas realizações. Apesar da pandemia, o CMEC, com a ajuda dos nossos parceiros, atingiu cerca de 22 mil pessoas. É um número expressivo que nos exige uma carga ainda maior de responsabilidade e de comprometimento”, afirmou Ana Claudia. 

Mais informações:

Cleber Lazo        

Comunicação Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

(11) 98340-4952

 

SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 58 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo. 

SOBRE O CMEC: Presidido por Ana Claudia Badra Cotait, o CMEC – O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui 98 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e que integram as 420 Associações Comerciais filiadas à Facesp. 

Site: https://cmecmulher.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/cmecmulher/

Facebook: https://www.facebook.com/CMECMULHER

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/cmec-mulher

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9e5EOKx2RsDdSlNILJXt5A

Parceiros

CACB SCPC Certisign ACCREDITO