Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Atendimento psicológico ofertado pela Associação Comercial de Mogi inclui atenção pós-Covid

Notícias 12 de janeiro de 2022

A Covid-19 tem feito parte da vida das pessoas há dois anos e trouxe diversos impactos e sequelas. Uma das consequências que a pandemia gerou é o efeito na saúde mental da população. Desde o início da pandemia, a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) tem apoiado os comerciantes e buscado alternativas para superar a crise sanitária. Agora, além de pensar em saídas para buscar a retomada econômica, a entidade passa a oferecer atendimento psicológico direcionado também aos danos pós-Covid. O serviço é voltado tanto para pacientes que passaram pela doença, quanto para pessoas que de alguma forma foram impactadas por ela.
A fadiga pandêmica e o trauma pós-Covid são dois transtornos mentais reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O primeiro é caracterizado pelo cansaço e esgotamento físico e mental gerado pelas restrições impostas pela pandemia. O segundo é a dificuldade emocional desenvolvida após o paciente ter sido curado da Covid.
O psicólogo do departamento médico da ACMC, Alexandre Denipoti Garbin ressalta que por se tratar de uma doença relativamente nova ainda não existem centros especializados para cuidar das sequelas psicológicas geradas pela doença. “O que é oferecido aos pacientes hoje são os psicólogos devidamente atualizados que consideram a fadiga pandêmica e o trauma pós-Covid, como referências diagnósticas, para trabalhar de forma mais eficaz”, esclareceu.
De acordo com Garbin, o grau de comprometimento gerado pela Covid é variado, mas todos acabam gerando transtornos para o cotidiano das pessoas. A pandemia de Covid-19 impactou negativamente a vida da população, seja na parte pessoal, social, financeira, emocional ou nas relações de trabalho.
“Muitos pacientes trazem a mesma dor emocional de não saber se sobreviveriam, e após a cura, desenvolveram algum tipo e nível de dificuldade emocional. O stress aparece mostrando sintomas de depressão e ansiedade. Porém, fazendo o manejo do stress, os sintomas diminuem e tendem a desaparecer. A visão emocional destes pacientes é de que não querem mais passar por nada que seja semelhante”, destaca o especialista.
O psicólogo defende que o tratamento pós-Covid precisa ser desenvolvido por uma equipe multidisciplinar para que uma abordagem ampla seja aplicada. “Aos que tiveram melhora na qualidade de vida, a psicoterapia vem contribuir para a manutenção e melhorar cada vez mais a saúde como um todo. Aos que desenvolveram algum tipo de psicopatologia, a psicoterapia se faz importante para que o paciente tenha referências para a melhora de seu quadro atual, redução dos sintomas, reativação das condições pré-Covid e apoio emocional”, afirma.
Os atendimentos psicológicos do departamento médico da ACMC ocorrem às terças-feiras, das 13h às 17h. Para agendar uma consulta ou para outras informações, entre em contato pelos telefones 4728-4315 e 4728-4301.

 

--

Atenciosamente 
Imprensa Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC)
Jornalistas 
Mara Flôres (9 9433-2269) 
Luana Nogueira (9 8115-4404)

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE