Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associações Comerciais projetam crescimento de vendas para o Dia das Mães

Notícias 06 de maio de 2025

As Associações Comerciais da Rede Facesp preveem aumento nas vendas para o Dia das Mães, a segunda data mais importante do varejo, comemorada neste domingo (11). 

De acordo com o Centro de Estudos Econômicos da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp), o crescimento esperado é de 18,5% em relação ao mesmo período de 2024, movimentando cerca de R$ 77 milhões no comércio local. A Acirp aponta que esse desempenho reflete sinais de retomada econômica na região. 

Outras Associações Comerciais também projetam resultados positivos: 

- São Bernardo do Campo (Acisbec): 10%

- Votuporanga (ACV): 7%

- Americana (ACIA): 6%

- Campinas (ACIC): 5,5%

- Franca (ACIF): 5%

- Santa Bárbara d’Oeste (Acisb): 4%

- Suzano (ACE): 3%

As Associações Comerciais têm investido em campanhas publicitárias, sorteios de prêmios e vales-compra para estimular as vendas no comércio local. 

PERSPECTIVAS NACIONAIS 

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) estima um aumento de 9,24% nas vendas, alcançando R$ 16,3 bilhões em movimentações. Já a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta alta de até 8%. 

Por outro lado, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê um crescimento mais modesto, de 1,9%, devido ao encarecimento do crédito. Apesar disso, a data deve gerar 29,73 mil vagas temporárias, superando as 28,36 mil criadas em 2024. A taxa de efetivação desses trabalhadores, no entanto, pode cair de 29% para 20%. 

HÁBITOS DE CONSUMO 

Uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), conduzida pela PiniOn, revela que 46,7% dos consumidores pretendem comprar presentes para o Dia das Mães. Entre os entrevistados: 

- 39,7% planejam gastar mais que em 2024

- 77,6% esperam investir entre R$ 50,00 e R$ 600,00

A maior parte das compras será realizada em pequenos estabelecimentos (43,7%) e lojas físicas (60,8%). 

Os itens mais procurados são: 

- Vestuário: 52,9%

- Perfumes e cosméticos: 43%

- Chocolates e flores: 27,5%

- Móveis e eletrodomésticos: 25,3%

- Celular/Tablet/Notebook: 13,1%

A pesquisa da ACSP também aponta uma redução na intenção de parcelamento, com preferência crescente por pagamentos à vista, como dinheiro, débito e PIX.

QUANDO E ONDE VÃO COMPRAR 

Segundo a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI SJC): 

- 42,5% compram na semana anterior à data

- 36,4% deixam para poucos dias antes

- Apenas 1,5% compram no próprio dia

As lojas no centro da cidade são o destino principal (41,6%), seguidas por shoppings (22,9%). Compras online ou mistas somam 26,4%. 

Outro levantamento da Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA) destaca os fatores que mais influenciam as escolhas: 

- Desejo da pessoa presenteada: 59%

- Preço: 18%

- Qualidade do produto: 14%

Mais de 50% dos presentes são para mães, seguidas por sogras, avós e esposas (36%). 

PROJEÇÃO DE VENDAS, SEGUNDO AS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS

- São José do Rio Preto: 18,5%

- São Bernardo do Campo: 10%

- Votuporanga: 7%

- Americana: 6%

- Campinas: 5,5%

- Franca: 5%

- Santa Bárbara d’Oeste: 4%

- Suzano: 3%

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE