Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial promove o 1º “Pitch Piloto” de startups

Notícias 16 de dezembro de 2021

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília realiza nesta sexta-feira, dia 10, as 19 horas, na sede da entidade, o "Pitch" Piloto de startups, para dar início ao programa de aceleradora de empresas que a entidade passa a desenvolver. “O "Pitch" piloto é o primeiro evento do ambiente de inovação denominado de “Connect”, resultado de um ano de atividades desenvolvidas com os estudantes de graduação dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Universidade de Marília”, disse o vice-presidente da diretoria da associação comercial mariliense, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, à frente deste programa. “Neste evento participam estudantes da Unimar que estão concluindo esses cursos”, completou o dirigente, bastante entusiasmado com a experiência.

 

O termo "Pitch" é utilizado para uma apresentação sumária de três a cinco minutos com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidora, investidor ou cliente) pelo próprio negócio, sendo assim, a apresentação deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas. “Trazendo para o mundo do empreendedorismo, um "Pitch" seria uma curta apresentação para vender uma ideia, projeto ou negócio, no intuito de despertar o interesse, muitas vezes de investimento, de quem está assistindo, sendo uma ideia de dialogar de forma rápida e direta com quem se pretende comunicar”, explicou Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que participa com frequência deste tipo de atividade como acadêmico. “É o primeiro passo para um empreendimento de sucesso”, acredita.

 

De acordo com o vice-presidente da diretoria, a entidade criou o “Ambiente de Inovação Connect”, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de ideias, soluções e empresas, principalmente as de base tecnológica, e para isso, passou a contar com uma estrutura composta pela: “Connect Incubadora Virtual”, “Connect Aceleradora de Startups” e “Connect Instituto de Pesquisa”. Segundo ele, necessários para o desenvolvimento total do processo de criação de novas empresas. “Com uma atuação em rede, colaboração e conexão com diversos públicos e segmentos, o “Ambiente de Inovação Connect” busca o fomento da ciência, pesquisa e tecnologia em prol das pessoas e organizações, com enfoque em inspirar e gerar inovação”, disse o dirigente ao convidar qualquer interessado a participar deste encontro de sexta-feira, com entrada gratuita, na sede da associação comercial para conhecer e ter os primeiros contatos com este novo modelo de criação de empresa. “Qualquer pessoa pode assistir, mas é preciso confirmar presença com antecedência”, avisou o dirigente mariliense, ao pontar o contato: (14) 99831-7060, para confirmação.

 

Serão 28 empresários, acadêmicos e profissionais de tecnologia que avaliam os projetos com antecedência para uma filtragem e até adaptações, ficando para a apresentação a parte final, o que será realizado na sede da Acim, pela primeira vez. “Serão seis bancas de áreas de projetos diferentes”, explicou Miquelle Cardoso, coordenadora do programa. “Cada avaliador terá dois minutos para análise, e depois, havendo necessidade haverá tempo para troca de ideias”, comentou. “O resultado é conhecido no mesmo dia, e os três melhores trabalhos de cada área”, esclareceu a dirigente ao lembrar da premiação em dinheiro aos classificados como forma de incentivo. “Um "Pitch" bem feito é essencial para conseguir convencer investidores, clientes e parceiros”, reforçou. “Por meio dessa forma rápida de exposição de ideias é possível mostrar as capacidades do negócio, as oportunidades que podem ser exploradas e o valor das soluções para o mercado”, frisou ao acreditar em boas apresentações no encontro.

 

LEGENDA – Carlos Francisco Bitencourt Jorge, vice-presidente da associação comercial, explica sobre o primeiro pitch piloto de startups

LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Carlos 091221

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE