FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo novas ideias
construindo caminhos
FACEP

Encontre sua AC

ACESSO PDO

Associação Comercial e Prefeitura discutem retomada econômica

Notícias 13 de maio de 2020

Nesta manhã (13), diretores da ACISA - Associação Comercial e Industrial de Santo André convidaram o prefeito da cidade Paulo Serra para uma reunião virtual, tendo como pauta principal a retomada econômica. 

Desde o início da pandemia, a ACISA vem mantendo diálogo constante com o poder público em busca de planos para a flexibilização do comércio na cidade, seguindo sempre todas as medidas preventivas para não propagação da Covid-19, além de redução e adiamento do pagamento de impostos municipais para contribuir com a classe empresarial. 

Questionado sobre as tratativas, o prefeito explicou que está em contato com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para buscar alternativas rumo à autonomia municipal, pois somente assim poderá apresentar ao Governo Estadual um plano de retomada gradual e responsável de todas as atividades econômicas na cidade.

“Santo André está confortável em relação à estrutura de leitos e através dos protocolos de saúde implantados no tratamento dos infectados, o nosso índice de alta, em uma semana, gira em torno de 50%. A saúde e a economia não são incompatíveis. É preciso diálogo, bom senso e flexibilidade para sairmos juntos desta crise”, explicou Paulo Serra.

Sobre a suspensão do IPTU e ISS durante o período de fechamento dos comércios, o prefeito disse que a lei tributária impede esse procedimento durante o ano em exercício, permitindo apenas a prorrogação do pagamento do imposto até o dia 31 de dezembro, sem a cobrança de juros e multas - medida já adotada pela gestão municipal.
Durante a reunião, o prefeito convidou a ACISA para participar do plano de retomada econômica para os próximos 24 meses, a ser implantado após o término da pandemia. “Sabemos que este período de quarentena alterou os hábitos da sociedade e será preciso investir na capacitação dos empreendedores para que possam se adaptar às novas necessidades do mercado”.

O presidente da ACISA Pedro Cia Junior, não só destacou a importância de contribuir com o plano, como também reforçou que já firmou parcerias com várias entidades e instituições de ensino, como Strong/FGV, Observatório Econômico da USCS, Sebrae e UFABC Jr, para proporcionar novos conhecimentos e qualificações aos seus associados, por meio da recém-inaugurada Academia de negócios e Inovação.

Com cerca de 4 mil associados e considerada como uma das associações comerciais mais antigas do Estado de São Paulo e 82 anos de fundação, a ACISA está localizada na avenida XV de Novembro, 442 - Centro - Santo André. 

Parceiros CACB SCPC SEBRAE Certisign