Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial de Santos lança obra para celebrar os seus 150 anos

Notícias 13 de dezembro de 2021

Uma linha do tempo que conta toda a trajetória da Associação Comercial de Santos. O livro dos 150 anos da ACS, que será lançado em um coquetel na próxima quinta-feira (16 dezembro), às 19 horas, é um presente que retrata como a história e o desenvolvimento da Cidade não seriam os mesmos sem a existência da entidade.

 

Com 170 páginas muito bem ilustradas pelo historiador e jornalista Sérgio Willians, o livro, nas versões inglês e português, será entregue gratuitamente a convidados, associados e autoridades da região e do Estado.

 

A entidade sesquicentenária, que é a mais antiga do gênero no Estado de São Paulo e a quinta do Brasil, sempre foi sinônimo de respeito e credibilidade. Quem ler a obra, vai ver que sua história tem uma forte ligação ao Porto de Santos e ao mercado cafeeiro.

 

A economia cafeeira no País foi um dos grandes estímulos para o desenvolvimento de Santos e um dos motivos para o nascimento da Associação Comercial de Santos (ACS), em 1870.

 

Coincidência ou não, o fato é que após a fundação da entidade, muitas conquistas importantes ocorreram em Santos. Antes da ACS, não havia serviços de esgoto, coleta de lixo, iluminação pública, água para consumo domiciliar e nem ruas pavimentadas – ou pelo menos capazes de prover o escoamento de águas pluviais. Na época, não existiam bancos, transporte coletivo e muito menos um cais organizado.

 

Foi o empenho de empresários do século passado que fez com que a classe se unisse cada vez mais e fosse reconhecida em âmbito municipal, estadual e federal. Tanto que a estreia do Livro de Ouro, que contém assinaturas de visitantes ilustres desde 1875, foi feita pelo Imperador Dom Pedro II.

 

Há alguns anos, a ACS ampliou seu campo de ação e atua em outros setores da economia local que geram empregos, rendas e oportunidades. Assim, a Associação Comercial de Santos, com toda a força de sua tradição opera em nichos como o da construção civil, da educação, do comércio varejista, da saúde, do petróleo e gás, dos transportes, das instituições bancárias, do turismo e de toda a cadeia de exportação, não só de café, mas de açúcar, soja e quaisquer outros produtos de relevância que por aqui passam.

 

Pela casa, já passaram 39 presidentes, que é um dos cargos mais importantes da Cidade,  tão importante quanto aos cargos de prefeito e de provedor da Santa Casa – instituição mais antiga que o próprio Município.

 

"A história da Associação Comercial de Santos caminha em paralelo com a história da Cidade. Isso traz uma responsabilidade muito grande. E, pelas gestões que tivemos, a ACS está muito bem estruturada. Temos representatividade e recursos financeiros. A Associação está pronta para fazer os investimentos e realizar o trabalho junto à sociedade. É um diamante que está pronto para ser explorado”, diz o presidente Mauro Sammarco.

 

O livro era para ser entregue no dia 22 de dezembro do ano passado, mas em razão da pandemia e seguindo os protocolos de segurança, as comemorações dos 150 anos foram adiadas. O livro tem patrocínio da Dínamo Inter Agrícola, Eisa, Grupo Tribuna, Sucafina e Unimed Santos.

 

Serviço

Evento: Coquetel de Lançamento do Livro '150 anos da ACS'

Data: 16 de dezembro de 2021

Horário:  19 horas

Local:  Auditório da ACS (Rua XV de Novembro, 137, Santos/SP)

 

cid:image003.jpg@01D7EAC1.D3B57030

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE