Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Artigo: A força do exemplo!

Notícias 03 de maio de 2021

No dia 19 de abril, o presidente da Facesp, Alfredo Cotait, reuniu-se com o governador João Dória e a secretária de Desenvolvimento Econômico Patrícia Ellen para propor que a Facesp - pela rede de Associações Comerciais presentes em quase 400 municípios - e o Estado criem comitês regionais de retomada da economia.

Inspirada na missão e na incansável atividade da Acirp, ao longo de 2020, para manter ativo e dinâmico o ambiente de negócios em Rio Preto, levando demandas justas dos empresários ao comitê de saúde e enfrentamento da pandemia e ajudando o poder público municipal a interpretar, racionalizar e adaptar à localidade as múltiplas regras que restringiam indiscriminadamente o funcionamento da economia, a Facesp sugere a adoção do modelo de comissão aqui implantado e em funcionamento desde o final do ano passado, que congrega diversas entidades da sociedade civil e membros do poder público sob articulação do vice prefeito, Orlando Bolçone, do presidente da Acirp, Kelvin Kaiser, e seu primeiro vice, Gilberto Mariano, e do professor Ademar Reis, diretor da Fatec.

Com o apoio do governo estadual, a Facesp pretende estender a formação de grupos coordenados pelas Associações Comerciais, aproveitando sua capilaridade, em companhia de outras entidades de representação social para, por exemplo, facilitar o acesso das empresas ao crédito, em especial das micros e pequenas, e desenvolver ações mitigadoras dos impactos gerados pela epidemia da Covid 19 na economia local, levando em conta a complexidade da crise e as peculiaridades de cada cidade e região.

A vivência da realidade municipal e regional, com suas especificidades e diferenças, dá vantagens à análise minuciosa e detalhada das demandas e das soluções a serem apresentadas em resposta.

Segundo Cotait, Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba seriam as primeiras regiões a receber novos comitês.

Tal atitude do presidente da Facesp, além de expressar a sábia e rara virtude de ouvir a experiência das bases e da diversidade, reitera o reconhecimento da heptacampeã do prêmio AC Mais de melhor Associação Comercial de cidade de grande porte, e a força do trabalho competente, ético e responsável da Acirp e do associativismo em favor dos empresários e da consolidação de São José do Rio Preto como um polo empresarial dinâmico, inovador e integrado a cadeias produtivas sustentáveis e globais pronto para gerar emprego, renda e desenvolvimento econômico e social em nossa cidade e na futura região Metropolitana.

Partidarização e extremismo redundaram na baixa adesão às medidas de distanciamento individual, que vieram para ficar, e no atraso da vacinação dos brasileiros. Daí, também, a demora na retomada da nossa economia em relação ao resto do mundo.

Temos em casa as condições para reequilibrar e unir forças em torno de valores e bons projetos adotando premissas conhecidas dos empresários: planejamento, organização, compromisso e ação coletiva imediata. Competências locais associadas darão potência e multiplicidade aos efeitos da mobilização dos recursos escassos conferindo almejada velocidade à recuperação da saúde, da prosperidade e da paz social nos municípios e no Brasil!

Agora, é mãos à obra!

 

PAULO SADER

Vice-presidente da RA 14 da Facesp e presidente do Conselho Consultivo da Acirp.

 

Artigo publicado no Diário da Região:

https://www.diariodaregiao.com.br/secoes/blogs/artigos/2021/05/1230720-a-forca-do-exemplo.html


 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE