Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Após Facesp intermediar solução, MPEs de Garça e região recebem dívida milionária deixada por empresa que construía pedágio

Notícias 02 de agosto de 2021

Dinheiro na conta e esperança de dias melhores. Dois meses após a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) ser acionada para auxiliar os empreendedores de Garça e região, vítimas de um calote milionário deixado pela Semco Engenharia - empresa que prestou serviços de construção de uma praça de pedágio no município, as dezenas de micro e pequenas empresas, enfim, tiveram os compromissos pagos. 

“O comércio não foi lesado. Estamos muito felizes. Ganhamos uma nova  oportunidade de continuar trabalhando”, afirmou Paulo Henrique Bragante, proprietário da PH Bragante, que forneceu pedra e areia, serviço de frete, manutenção em maquinário e serviço de empilhadeira. 

“Estou enormemente agradecida. Foi um período muito tenso, de nervosismo e de frustração, mas, agora, é momento de agradecer a Associação Comercial de Garça e a Facesp. O apoio foi enorme. Já tínhamos dado por perdido, mas graças a esta intervenção tivermos um final feliz”, ressaltou Rosemi Dias Ribeiro, dona do Restaurante Ponto de Encontro. 

Apenas as dívidas deixadas em ambos estes estabelecimentos eram em torno de R$ 300 mil. Ao todo, a dívida deixada e, agora, paga foi de cerca de R$ 2 milhões. 

No final de maio, o presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto, esteve em Garça e se reuniu com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG), João Francisco Galhardo. Cotait tomou conhecimento da história e, imediatamente, iniciou os contatos para tentar solucionar a inadimplência deixada, diretamente com o governo do Estado. 

Uma força-tarefa que envolveu Facesp, ACIG Garça, a concessionária Eixo-SP e Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) foi montada em busca de soluções. Ao longo deste período, diversas reuniões foram realizadas.

No dia 26 de junho, em reunião na sede da Facesp, com Cotait e o presidente da Artesp, Milton Ribeiro Persoli, o presidente da Eixo-SP, Sergio Ray Santillan, comunicou a decisão da companhia de arcar com os pagamentos das dívidas deixadas pela subcontratada.

Para efetivar o repasse dos valores, a força-tarefa juntou uma série de documentos dos fornecedores prejudicados, os quais comprovaram a prestação dos serviços, entre eles: notas fiscais, ordem de serviços, cupons, recibos, entre outros. O dossiê teve como objetivo atender às exigências do compliance da concessionária Eixo-SP. 

FORÇA DO ASSOCIATIVISMO

“Se alguém ainda tinha alguma dúvida da força do associativismo e do protagonismo da Facesp e da rede de Associações Comerciais, este processo, que culminou no reestabelecimento do que seria uma tremenda injustiça, é a prova cabal”, afirmou Cotait. 

O presidente da Facesp agradeceu a todos que se envolveram “neste árduo trabalho” e parabenizou os empreendedores. “Eles apostaram na força da nossa rede. Conseguimos fazer com que suas reinvindicações fossem atendidas e os problemas, defitivamente, resolvidos. A Facesp, mais uma vez, cumpre seu papel de defender os interesses da classe empreendedora e das MPEs”, ressaltou. 

“Registro o importante papel da Eixo-SP e da Artesp, como representante do governo do Estado, para a solução do problema”, disse Cotait.

 “Em nome daqueles que ganharam uma nova chance, o nosso muito obrigado” frisou o presidente da ACIG. “Desde o primeiro momento, recebemos todo o respaldo da Facesp. Juntos conseguimos resolver esta questão em tempo recorde, o que mostra a relevância da rede de Associações Comerciais”, avaliou Galhardo. 

RELEMBRE O CASO

A Semco Engenharia foi contratada pela concessionária Eixo-SP, vencedora do processo licitatório aberto pelo governo estadual, por meio Artesp, para a construção de sete praças de pedágio na rodovia SP-294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), que liga Panorama a Bauru. Em Garça, o pedágio foi construído no distrito de Jafa. 

Os trabalhos começaram a ser executados em outubro do ano passado. Em dezembro, dezenas de empreendedores garcenses passaram a oferecer produtos e serviços à empresa, porém, o que parecia ser uma grande oportunidade de diminuir os impactos da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, terminou em um calote, o que agravou ainda mais a situação. 

Alegando irregularidades, a Eixo-SP suspendeu o contrato com a Semco em 12 de fevereiro. A disputa entre a concessionária e a empresa contratada foi parar na Justiça. Contudo, os cinco meses de atividades em Garça teriam sido suficientes para acumular o saldo devedor milionário. 

No meio deste imbróglio, estavam as MPEs. E foi com o objetivo de apoiar estes comerciantes e prestadores de serviço que a Facesp buscou intermediar soluções.

Presidente da Facesp, Alfredo Cotait, e presidente da ACIG Garça, João Galhardo


Reunião na sede da Facesp, que definiu o pagamento aos empreendedores

 

Mais informações:

Cleber Lazo            

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 57 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE