Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Alfredo Cotait Neto: um ‘garcense’ no comando das três maiores representações do comércio do país

Notícias 07 de dezembro de 2021

Nada é do dia para a noite, e numa trajetória que não começou ontem o ‘garcense’ Alfredo Cotait Neto conquistou no último dia 30 de novembro a presidência da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) na gestão 2022-2024. Assim ele se tornou o “homem forte” à frente das três maiores representações do Comércio do país. Isto porque Alfredo Cotait Neto responde ainda pela presidência da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O sucesso de Alfredo Cotait Neto traz orgulho para a Sentinela do Planalto, onde muitos de seus familiares ainda residem. 

Sua ligação com Garça começou ainda na década de 20, quando seu avô Alfredo Cotait, libanês de nascimento, chegou na cidade, e por aqui se estabeleceu. Foi em Garça que ele passou sua juventude e para Garça que retornou, em 2019, depois de 35 anos. É de Garça muitas de suas lembranças da infância e da adolescência.

“O meu avô Alfredo Cotait foi praticamente um dos fundadores de Garça. Ele veio para Garça no período entre 1924 e 1928 e se estabeleceu aqui. Além de um pequeno comércio começou a trabalhar nas fazendas de café. Todos os filhos dele, exceto meu pai, nasceram em Garça e se tornaram fazendeiros. Então eu sou oriundo daqui de Garça e oriundo do pé de café”, disse Cotait Neto, durante visita à cidade em 2019.

É por estas palavras, e por este sentimento, que mesmo Alfredo Cotait Neto tendo nascido na capital paulista, não tem como não dizer que ele é ‘garcense’.

É garcense (desta vez sem as aspas) e é orgulho para a cidade.

E à frente das três entidades, ele tem um único pensamento: o associativismo, que vai contribuir para o engrandecimento do sistema das associações comerciais.

“Meu trabalho será fortalecer a nossa rede. Não adianta termos a confederação e as federações, se não tivermos associações comerciais fortes, essa, portanto, será a base da nossa gestão à frente da CACB”, declarou ele quando de sua eleição para a CACB.

Cotait destacou a criação de um modelo para fazer o fortalecimento das entidades, acertando tudo que expressa algum antagonismo e pacificando o que for preciso para que todo o sistema seja muito forte. 

“Temos que nos comunicar cada vez mais, através da digitalização. Vamos investir o máximo possível para que todos conheçam o que está sendo feito, tanto para aprender com todos vocês, mas, principalmente, para divulgar aquilo que temos em mente e que precisa ser feito”, afirmou.

E é na gestão dele que as pequenas associações conseguiram um espaço para mostrar a força que têm. Uma força reconhecida por Cotait Neto fazendo valer a premissa de que “juntos somos mais”.

 

Minicurrículo


Alfredo Cotait é formado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, com mestrado em Economia e Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É também presidente do Conselho de Administração da Boa Vista SCPC e da Câmara de Comércio Brasil-Líbano. Foi condecorado pelo Itamaraty com o grau de Comendador da Ordem de Rio Branco. É primeiro-suplente da senadora por São Paulo Mara Gabrilli, eleita em 2018. Foi secretário de Relações Internacionais e do Planejamento da cidade de São Paulo. Presidiu a Comissão Normativa de Legislação Urbanística e a Comissão Municipal de Emprego. Como primeiro suplente de Romeu Tuma (PTB-SP), falecido em 26 de outubro de 2010, foi senador da República por SP entre 3/11/2010 e 31/1/2011. Na iniciativa privada, liderou empreendimentos nas áreas de construção civil, mercado de capitais, financeira, hoteleira e hospitalar.

Talvez a ligação com a área do comércio tenha sido uma herança do avô, que era mascate e carregava suas malas de mercadorias pelas áreas rurais das cidades do interior. Talvez o fato de ser ‘garcense’ nascido em São Paulo, tornando-se cidadão daqui e de lá, também seja uma herança do avô que, nascido no Líbano, primeiro se aventurou pelo norte da África, e depois, durante alguns anos pela Argentina, para depois ser o “Seu Alfredo” de Garça.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE