Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Aicita ressalta a importância de aderir à Coleta Seletiva, Catabugiganga e Ecopontos

Notícias 27 de agosto de 2021

 

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) vem neste Dia da Limpeza Ubana (27/08/2021) ressaltar a importância de os habitantes aderirem à Coleta Seletiva, ao Catabugiganga e aos Ecopontos. Pensando sempre no desenvolvimento ordenado do município, fortalecendo a economia e respeitando o meio ambiente, reforça aos associados a importância de seguir orientações sobre a limpeza urbana.

Por isso, a Aicita está enviando pelo e-mail a seu quadro de associados informações sobre os serviços prestados pela Prefeitura de Itatiba relacionados ao meio ambiente para que confiram se estão alinhados com o que a municipalidade realiza, apoiando também a campanha municipal intitulada Lixo No Chão, Em Itatiba Não.

 

Os serviços

 

A Coleta Seletiva, de materiais recicláveis, tem 5 rotas – uma para cada dia da semana. Deve ser destinado neste lixo seco: papel e papelão, jornais, revistas, embalagens longa vida, embalagens de plástico em geral, vidros e metal. Esta coleta possibilita a reciclagem dos materiais, gera empregos, reduz os custos com a limpeza pública e melhora a limpeza da cidade.

O Catabugiganga é realizado para recolher descarte de: móveis quebrados, objetos de madeira, eletrodomésticos, sucatas de ferro, alumínio, pneus, além de roupas e calçados não utilizáveis. Há um cronograma com as 10 rotas. Basta observar a qual rota pertence e se programar para colocar o descarte na calçada quando for o dia certo.

Os EcoPontos são locais de entrega voluntária e também recebem resíduo reciclável, incluindo isopor não alimentício, além de resíduo eletroeletrônico (monitor, impressora, TV), resíduo da construção civil (concreto, terra, cerâmica, madeira, gesso), colchões, e mobílias desmontadas. No ato da entrega, o funcionário verifica o conteúdo e realiza um cadastro do usuário. São 5: Jd. Vitória, San Francisco, Jd. Novo Horizonte, NR Porto Seguro e Jd. das Nações.

 

Descarte correto

A Aicita lembra que o descarte irregular de lixo é crime e o infrator pode ser multado. O sigilo é mantido em denúncias que devem ser feitas para a Guarda Municipal Ambiental (4524-4721) ou para o Setor de Fiscalização da Prefeitura (3183-0729).

Para pilhas e medicamentos há outros locais da cidade que recebem para o descarte adequado (há um ponto para coleta de pilhas no Hipermercado Extra e medicamentos podem ser descartados em farmácias como Raízes e Droga Raia).

 

Queimadas

Ainda sobre limpeza urbana, o ato de fazer queimada para limpeza de terreno ou destruição de lixo pode gerar incêndios florestais. Nos últimos dias, focos de incêndio em coberturas vegetais têm aumentado pelo território paulista e a maior parte dos incêndios florestais é decorrente desta prática, além de cigarros descartados acesos às margens de rodovias e soltura de balões. Caso se depare com algum foco de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

 

Os links

            Os links que foram enviados aos associados e que também estarão na matéria do site da Aicita são:

-ECOPONTOS Guia do usuário: http://www.itatiba.sp.gov.br/ecopontos/

-CATABUGIGANGA:  http://www.itatiba.sp.gov.br/templates/midia/secretarias/obras/catabugiganga/cronograma_catabugiganga_2021.pdf

- COLETA SELETIVA cronograma: http://www.itatiba.sp.gov.br/coletaseletiva/

Parceiros

CACB SCPC Certisign CRDC ACCREDITO