Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACSP: sem restrições e com Dia dos Pais, varejo paulistano cresce 17,9% em agosto sobre julho

Notícias 06 de setembro de 2021
O fim das restrições ao comércio em todo o Estado de São Paulo, com o efeito Dia dos Pais e a frente fria que chegou à capital, na primeira quinzena do último mês, elevou as vendas no varejo paulistano em agosto. É o que aponta o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com dados da Boa Vista S/A. O indicador registrou alta média de 17,9% sobre julho deste ano.

A compra de presentes para os pais - em geral peças de vestuário, como roupas e agasalhos - aqueceu o faturamento das lojas e comércios. "O fim das restrições ao comércio na segunda quinzena e a compra de presentes na primeira foram fatores importantes para esse resultado positivo", avalia o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo.

O Balanço de Vendas apontou também alta de 30%, comparando agosto deste ano com o mesmo período do ano passado. Apesar de parecer expressivo, o economista salienta que o motivo é a fraca base de comparação, visto que havia restrições ao funcionamento do comércio.

"Nossa expectativa se mantém. Até o final deste ano vamos atingir o mesmo patamar apresentado antes da pandemia. Não estamos falando de recuperação das vendas porque venda adiada é venda perdida", explica. 

Para Solimeo, mês a mês, o indicador deve se mostrar positivo até o final do ano. "Na medida em que a vacinação continua acelerando a tendência para o varejo melhora, mas temos problemas que podem afetar o desempenho. Como o aumento da inflação, que vai comprometer a renda da população, e que exige atenção do governo, e também a crise energética", finaliza.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, aviana@acsp.com.br, (11) 3180-3220
Marcelo Picolo, mlpicolo@acsp.com.br, (11) 3180-3220
Gabriel Daniele, ggferreira@acsp.com.br, (11) 3180-3220


Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB SCPC Certisign CRDC ACCREDITO