Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acipi realiza cerimônia de deposição de cápsula do tempo, que será aberta em 2070

Notícias 29 de outubro de 2021

Fazer história, utilizando-se da arte e da cultura, e contribuir com uma perspectiva futura à sociedade piracicabana e a quem estará à frente da entidade. Com esse objetivo, o Departamento Cultural da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) idealizou uma cápsula do tempo para ser aberta daqui a 50 anos e, portanto, registrar um dos momentos mais difíceis de toda a história da humanidade: o enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19). 

O projeto da cápsula do tempo da Acipi surgiu com a proposta de preservar documentos datados de 2020. A intenção é disponibilizar registros das lutas e desafios que os empresários e a população de Piracicaba passaram durante este período. Essa é uma coleção de itens que foram levantados pela Acipi, capazes de demonstrar a sua perspectiva sobre os acontecimentos. Com essa ação, a geração futura, em 2070, terá em mãos fontes importantes que ajudarão a entender uma versão dos fatos. 

Participaram da cerimônia de deposição da cápsula, realizada ontem (28), o presidente da Acipi, Marcelo Cançado, os vice-presidentes Mauricio Benato, Rodrigo Santos e Jorge Aversa Junior, os deputados estaduais Roberto Morais e Alex Muniz de Oliveira (Alex de Madureira), o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, o presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Joussef, o presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, e o presidente do Simespi, Euclides Libardi. 

O presidente da Acipi não mediu palavras para enfatizar o protagonismo da entidade neste acontecimento. “Para mim é uma honra fazer parte da Acipi, principalmente neste momento tão peculiar. Pudemos colocar muitas histórias de vida, fé e a esperança de mundo melhor na cápsula do tempo. E esse evento representa não só o papel e a atuação da Acipi, mas os anseios de todos os cidadãos piracicabanos em meio à pandemia. Daqui a 50 anos, quando a cápsula for aberta, que o mundo possa contar com uma geração futura para seguir lidando com as adversidades consciente e ativa.” 

O diretor Cultural da Acipi, Palmiro Romani, falou sobre a emoção em concretizar um projeto adiado pelo distanciamento social. “Saber que daqui a 50 anos abrirão essa cápsula e que a energia da Acipi e todos que trabalharam nesse projeto estarão lá é muito emocionante. Ainda estamos distantes de superar as consequências da pandemia, mas, entre erros e acertos, tenho certeza de que fizemos história.” 

O presidente do Conselho Consultivo, Luiz Carlos Furtuoso, disse que a deposição da cápsula foi mais um momento de reflexão sobre os impactos econômicos e sociais. “Apesar de ainda estarmos em pandemia, a cerimônia nos proporcionou revistar toda a dificuldade e os momentos mais complicados impostos pela disseminação do Covid-19, os quais a Acipi encarou e vem encarando de frente. Além disso, toda a diretoria pode estar reunida, já que há muito os voluntários não se encontravam presencialmente. A cápsula será uma memória materializada para que, no futuro, todos possam saber pelo que passamos nesta pandemia e Acipi, mais uma vez na vanguarda, será lembrada como uma entidade representativa e atuante na sociedade.” 

O vice-presidente Mauricio Benato apontou que a cápsula retrata a história do lado do empreendedorismo. “Porque talvez a gente só saiba um lado da história, contada pelos jornalistas, escritores, que viram do seu prisma e aqui a entidade conta a sua. Minhas filhas participaram e vão ser a guardiãs dessa cápsula e, se Deus quiser, estarão aqui para participar da abertura, o que é uma responsabilidade muito grande. É uma história que contamos sob a nossa maneira de ver, certo ou errado, mas foi a maneira como nós sofremos, que nós vivenciamos e que depositamos nesta cápsula.”, destacou. 

Lívia Benato, de 14 anos, que fez, durante a cerimônia, a leitura de uma carta da Diretoria depositada na cápsula, para ser lida no futuro, disse que ficou feliz em receber o convite. “É uma oportunidade única e algo que nunca mais vai acontecer”, disse. 

Para o também vice-presidente Rodrigo Santos, a deposição da cápsula foi um momento, além de emocionante, muito importante para a gestão “Inovar para o futuro”. “Diante de todas essas dificuldades que passamos, estamos aqui plantando um sonho para os nossos sucessores poderem ver a importância da Acipi para a cidade, principalmente durante a pandemia”, frisou. 

Jorge Aversa Junior, vice-presidente da entidade, comentou que a deposição da cápsula é um marco. “Desde o Memorial do Empreendedorismo, que fizemos em 2012, a Acipi demonstra que respeita o passado. Nenhum povo, nenhuma comunidade ou sociedade pode olhar o futuro sem reconhecer o seu passado. Parabenizo toda diretoria da Acipi e também a cidade, que lutou contra essa pandemia, contra todas dificuldades, que sofreu junto do Brasil e do mundo. Nós, aqui na Acipi, fizemos o que podíamos e sofremos com tudo isso. Se Deus quiser, o futuro será promissor. Essas crianças que vão estar lá, em 2070, terão um país muito melhor, com muito mais justiça e é isso que a gente espera”, afirmou. 

O prefeito de Piracicaba, por sua vez, fez uma análise sobre o cenário do município durante a pandemia. “Não sabemos, exatamente, o que erramos e o que acertamos. Isso será julgado nos próximos 20 ou 30 anos, então só o tempo dirá. Mas tudo o que fizemos foi para salvar vidas e evitar um colapso geral. Tenho a consciência tranquila daquilo que optamos por fazer. Somos parceiros para que haja uma retomada o mais rápido possível. E hoje marcamos história, começaremos uma nova etapa em nossas vidas.” 

Rotta ressaltou que este é um momento importante para a Acipi e para a cidade de Piracicaba. “Passamos por situações difíceis que deixaram marcas profundas. No futuro, quem ler os documentos inseridos na cápsula saberá de tudo o que passamos e poderá aprender com a história do que passou, do que foi feito. Um novo mundo pós-pandemia está nas nossas mãos e cabe a nós começar a escreve-lo. Parabenizo a Acipi, uma associação que merece todos os aplausos, por estar preocupada com o pequeno, médio e grande empresário e com toda a população. Durante a pandemia, a entidade saiu para as ruas, tomou atitudes, doou cestas básicas e itens de higiene, prestou orientações”, disse. 

História

Conforme o historiador da entidade, Lucas Magioli, esta não será a primeira cápsula do tempo da Acipi, de fato, já que em 1977, quando foi lançada a pedra fundamental do prédio atual, foram também separados itens para compor a cápsula, porém com outro propósito. “A ideia, naquela ocasião, era eternizar o entusiasmo do planejamento e da construção, mas a cápsula não chegou a concluir sua missão já que o projeto foi alterado. Os itens, hoje, fazem parte do nosso acervo histórico”, explicou. 

Magioli acrescenta que a iniciativa será uma grande contribuição que a entidade deixa à sociedade piracicabana. "Esta ação comungará também com o objetivo do Memorial do Empreendedorismo, que em 2021 completou nove anos, com acervo amplo e que auxilia na composição da história do município”, apontou. 

 

Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 757

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE