Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACIF entrega brinquedos arrecadados e realiza desejo de Natal no Corpo de Bombeiros

Notícias 24 de dezembro de 2021

A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) entregou, nos dias 18 e 22 de dezembro, os brinquedos arrecadados na tradicional ação de apadrinhamento de cartas que a entidade promove em cada Natal. Neste ano, além de poder escolher uma carta para atender pedidos de famílias francanas por alimentos, brinquedos, roupas e etc., a população teve a oportunidade de doar brinquedos para que pudessem ser destinados a crianças que enviaram suas cartinhas, bem como a entidades assistenciais.

“Pudemos atender crianças assistidas pela Sociedade do Cegos e pela APADA (Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo de Franca), além de outras que escreveram ao Papai Noel e entregaram sua cartinha na ACIF”, conta a coordenadora de marketing da entidade, Letusa Sartori.

Uma das atendidas foi a do pequeno Luís Gustavo Cardoso de Oliveira, de 10 anos. Em sua carta, comentava querer uma bicicleta para si e sua irmã, Nicole Luísa dos Santos, de 6 anos, que também queria uma boneca, mas que sabia ser muito caro, sendo seu sonho real, mesmo, conhecer o Corpo de Bombeiros. Para atender a este desejo, a ACIF conversou com o Papai Noel que providenciou, junto a corporação, uma manhã mágica aos pequenos.

Antes das 9h, a sede do Corpo de Bombeiros já estava sendo preparada para receber Luís Gustavo e Nicole, que aguardavam ansiosos pelo momento.

“De dois anos para cá, o Luís Gustavo está com isso na cabeça, de que quer ser bombeiro e ele tem se esforçado muito, na escola, a professora diz que ele vai conseguir. Às vezes, falo pra ele: filho, não vai hoje não, está chovendo e a gente está sem sombrinha – mas, ele insiste e vai”, contou emocionada a mãe Elaine dos Santos Cardoso, auxiliar de limpeza que vive com a família no Jardim Palmeiras. “Ele estava muito ansioso pelo dia de hoje. Acordou às 5h da manhã e começou: que horas são, mamãe, que horas são? Já está na hora? Depois, na hora de ir, o Uber estava demorando e ele e a Nicole puseram as mãozinhas em cima do telefone e ficaram orando para aceitarem a corrida. Deu certo!”

Quando chegaram, a família foi recebida pelos bombeiros em tom de muita festa. O gigante de pelúcia Faísca, mascote da corporação, estava animado para recebe-los junto aos duendes Cindy e Pompom. Ambientados, foram conhecer as ferramentas utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, o sistema de ocorrências, viram os caminhões e as mangueiras e, no meio da visita, sem que esperassem, surgiu no pátio o próprio Papai Noel, que os saudaram: Ho, ho,ho! Sejam bem-vindos, filhos!

Com a carta de Luís Gustavo em mãos, o Bom Velhinho repassou junto a eles os desejos e os abraçou. O momento ganhou aplausos e a aventura pelo Corpo de Bombeiros continuou. Luís Gustavo teve a oportunidade de vestir a roupa antichamas e dar uma volta no caminhão de combate a incêndios junto a seus heróis e ao Papai Noel. O que era para ser um percurso curto pelo quarteirão, se tornou um tour de 1 hora pela Cidade Nova e Centro de Franca, com a sirena ligada!

“Eu achei esse dia muito bom! Gostei muito da parte em que a gente andou de caminhão. Tinha muita gente lá no Centro e as pessoas faziam tchau e eu fazia também”, contou Luís Gustavo. “A roupa é bem quente, né? E o capacete eu tive que tirar porque eu não estava enxergando muito, as pessoas.”

Quando perguntado sobre sua vontade de se tornar bombeiro, a resposta foi direta: eu tenho muito orgulho deles arriscarem a vida deles por outras pessoas.

O encontro se encerrou com uma a entrega de um caminhão de bombeiros de brinquedo dado a ele e a sua irmã pelos próprios bombeiros e uma foto, que eternizou aquela manhã do dia 18. Também participaram do momento o Ensemble Vocal OSF (Orquestra Sinfônica de Franca) e seu maestro Nazir Bittar.

Sobre a segunda parte da cartinha, o Papai Noel e a ACIF contaram com a ajuda de seus amigos do grupo de ciclismo Pelotão da Madrugada para realizar o desejo de Nicole e Luís Gustavo de terem as bicicletas e a boneca. Eles receberam os brinquedos e, ainda, sapato e capacete. O grupo contou com a participação especial do vendedor Alan Jones que organizou a união de forças em prol das aquisições. Os presentes foram entregues no endereço da família, na tarde do dia 23 de dezembro, tornando real cada linha escrita por Luís Gustavo, no aconchego do seu lar e com a pureza dos que têm fé na força dos próprios sonhos.

 

Anexos: fotos da visita das crianças da APADA à casa do Papai Noel / visita ao corpo de bombeiros (crédito da imagem: divulgação/ACIF). Segue link para conferir vídeo das entregas: https://youtu.be/ODg547FFaT8

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE