Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Presidente da Associação Comercial de SP repercute emprego no comércio

Notícias 28 de janeiro de 2016

São Paulo, 28 de janeiro de 2016. Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), comenta os dados, para o varejo, da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE.

“Os resultados refletem as condições econômicas desfavoráveis que afetam todos os setores produtivos do País, entre eles o comércio varejista. Tanto a quantidade de empregos quanto o rendimento anual estão caindo no setor. Tudo isso se deve a incertezas internas e externas que abalam a economia brasileira e, inevitavelmente, resultam no fraco desempenho das vendas”, pontua Burti. Ele completa que a perspectiva é de retração nos próximos meses. Quanto ao restante do ano, a expectativa dependerá de medidas que venham, ou não, ser adotadas pelo governo.

De acordo com o presidente da ACSP, o empresário varejista precisa ficar ainda mais atento neste ano, pois a elevação do desemprego vai derrubar ainda mais o consumo das famílias. “O lojista precisa se esforçar, fazer liquidações e promoções, renegociar contratos com fornecedores e oferecer preços mais baixos. E precisa evitar, ao máximo, elevar os preços neste momento”, finaliza Alencar Burti.

Os dados

Segundo a PME, no ano de 2015 a taxa de ocupação no comércio brasileiro caiu 0,5% sobre o ano anterior.

Já em dezembro último, a taxa recuou 2,5% ante o mesmo período de 2014 – o que representa um corte de 112 mil vagas de trabalho. Na mesma base de comparação, o rendimento médio real do trabalhador apresentou retração de 5,6%. 

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa ACSP
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3225 / (11) 97497-0287

 

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE