Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Pior resultado do ano: vendas caem 16,2% em setembro no varejo paulista, revela Associação Comercial de SP

Notícias 27 de novembro de 2015

Retrações no volume de vendas e no faturamento foram generalizadas nas regiões e setores; de janeiro a setembro as vendas acumulam recuo de 6,9%

São Paulo, 27 de novembro de 2015. O volume de vendas do comércio varejista do Estado de São Paulo caiu 16,2% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2014. O dado é do Boletim n.17 da pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Na variação mensal – frente a agosto deste ano – a queda foi de 5,7%. Já o recuo no período acumulado dos nove primeiros meses de 2015 foi de 6,9%.

Os dados se referem ao chamado varejo ampliado, que inclui lojas de automóveis e de material de construção.

De forma geral, os resultados de setembro continuam a mostrar um aprofundamento na crise do varejo, afetando principalmente os segmentos mais dependentes do crédito.

“É um ano complicado para o setor e os meses seguintes devem seguir essa tendência de queda. O desempenho do comércio varejista pode começar a melhorar apenas no segundo trimestre do ano que vem”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

Com um mercado mais dependente de indústria e serviços, o varejo ampliado da capital paulista sofre mais do que o paulista. Em setembro, nas comparações anual, mensal e no período acumulado as retrações foram de 18,8%, 7% e 6,9%, respectivamente.

Faturamento

Os lojistas também viram seus faturamentos caírem em setembro. No Estado, o recuo foi de 6,7% na comparação anual. Na mensal, a queda foi menor, de 5,2%. Mas no período acumulado (janeiro-setembro) houve aumento de 1,1%.

Na capital os recuos no faturamento foram de 9,3% na comparação anual e de 6,5% na mensal. No acumulado dos nove meses foi registrada leve elevação de 1%.  

Retração generalizada

O índice ACVarejo registrou reduções no volume de vendas de todos os setores considerados pelo levantamento em setembro, tanto na comparação anual quanto na mensal.

Sobre setembro de 2014, as quedas mais acentuadas foram verificadas nos setores mais dependentes de crédito – o qual está mais caro e escasso em 2015: concessionárias de veículos (-25,1%), lojas de material de construção (-21,8%), lojas de móveis e decorações (-19,9%) e lojas de departamento/ eletrodomésticos/eletroeletrônicos (-19,6%).

Mas segmentos que englobam itens mais essenciais e comprados principalmente à vista também amargaram fortes quedas nas vendas em setembro, como lojas de vestuários/tecidos/calçados (-21,9%), farmácias/ perfumarias (-6%) e supermercados (-4,7%).

Todas as 18 regiões paulistas pesquisas pelo ACVarejo também apresentaram quedas nas vendas na comparação com setembro do ano passado. As maiores retrações foram nas regiões de Marília (-33%), Ribeirão Preto/Baixa Mogiana/ Franca (-20,4%) e Litoral (-19,3%).

A pesquisa

O ACVarejo é elaborado mensalmente pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, com base em informações? do varejo? enviadas pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. 

O desempenho (mês a mês) das vendas no varejo paulista em 2015 na comparação com 2014 foi o seguinte:

 

Setembro: -16,2%
Agosto: -15,4%
Julho: -11,7%
Junho: -7,9%
Maio: -15,5%
Abril: -12,2%
Março: -8,8%
Fevereiro: -14,9%
Janeiro: -13,1%

 

 

ACVarejo na íntegra:

Boletim Estado e Capital (vendas e faturamento – varejos ampliado e restrito)

Boletim Regiões Paulistas (vendas e faturamento – varejos ampliado e restrito)

Anexa: Planilha – Estado - vendas e faturamento - por setor econômico

 

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3225 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE