Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Pesquisa das associações comerciais traz prioridades para próximo governador na visão de empresários do interior e capital

Notícias 01 de outubro de 2014

Associados às entidades do interior elegeram Saúde como prioridade e, os da capital, Educação; Atenção à economia local ficou em 5º lugar no interior e 8º na capital na lista de 18 prioridades 

Os empresários das associações comerciais do interior paulista elegeram a Saúde como tema que deve ser tratado com maior prioridade pelo próximo governador de São Paulo, seguida por Educação, Segurança Pública e seus problemas (tráfico, roubo, furto), Serviços de segurança pública (policiamento, câmeras) e Atenção a setores da economia local.  

Já os empresários da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na capital, escolheram como prioridade a Educação e, em seguida, Saúde, Segurança pública e seus problemas, Serviços de segurança pública e Saneamento básico. Atenção a setores da economia local ficou em 8º lugar, num total de 18 temas de interesse geral. As informações estão na publicação Propostas para o Próximo Governador (PPG), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da ACSP.

Rogério Amato, presidente da Facesp e da ACSP, comenta a diferença de prioridades entre interior e capital. “Uma das razões pode ser o fato de que no interior as escolas públicas costumam funcionar melhor, ao mesmo tempo em que há uma dificuldade maior no recurso a tratamentos de saúde especializados, em geral só disponíveis nos grandes centros urbanos, o que exige o transporte a esses centros, inclusive à capital”, diz Amato, que também é presidente-interino da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

O documento PPG foi coordenado pelo economista Roberto Macedo – que também coordena o Conselho de Economia da ACSP - e é fruto de pesquisa com as associações comerciais (ACs) do interior que integram a Facesp e as Distritais da ACSP.

“O projeto nasceu de duas percepções. Primeira, a da enorme dimensão econômica e populacional de SP que justifica uma visão especificamente focada neste Estado. Ele tem dimensões maiores que a maioria dos países e por isso mesmo deve ser objeto de políticas públicas específicas e condizentes com essa dimensão”, afirma Macedo. Ele complementa que a segunda percepção é a de que pesquisadores acadêmicos e opinião pública têm uma visão muito focada no que faz o governo federal, “negligenciando um indispensável foco também com relação a este e outros Estados”, nas palavras do economista.  

***Para definição de prioridades, foi solicitada aos empresários ouvidos a atribuição do número 1 à prioridade considerada mais importante, 2 à segunda mais importante e assim por diante.

                                                                                        

INTERIOR                                                                        

Prioridades das Associações Comerciais do interior 

CAPITAL
Prioridades das Distritais da ACSP

Subtemas

Dentro de cada tema foram elencados subtemas. Exemplo: para os empresários do interior, no âmbito da Saúde, as prioridades são 1)Atendimento público em postos de saúde, 2) Hospitais gerais, 3) Instituir ou aprimorar o SUS na cidade, e assim por diante.

Na área da Educação, os destaques foram para 1) Ensino médio profissional (Etecs), 2) Ensino fundamental, 3) Ensino médio.

Em Segurança pública e seus problemas, as prioridade são 1)Tráfico de drogas, 2) Roubos, 3) Furtos.  

Já para os associados à ACSP na capital, dentro do item Educação, as prioridades são 1)Ensino fundamental, 2)Ensino médio, 3)Ensino médio profissional (Etecs).

Na área da Saúde, os empresários elencaram 1) Atendimento público em postos de saúde, 2)SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), 3)Hospitais gerais. 

No setor Segurança pública e seus problemas, as prioridades são 1)Tráfico de drogas, 2)Roubos, 3)Latrocínios.

“Na Educação o ensino fundamental e o médio ficaram nas duas primeiras posições, nesta ordem, não se repetindo a prioridade mais alta dada pelas cidades do interior ao ensino médio profissionalizante em Etecs, talvez porque esse ensino seja mais disseminado na capital enquanto as cidades do interior estariam revelando suas carências nessa área”, ressalta o documento.

Para ver todos os temas e subtemas referentes ao interior e capital, acesse:

http://issuu.com/diario_do_comercio/docs/nossas_propostas_para_sp

 

Prioridades ligadas ao relacionamento das empresas com o governo estadual

Nas questões ligadas ao relacionamento das empresas e de seus empresários com o Governo do Estado, tanto no interior como na capital predominam as prioridades dadas a questões relativas ao ICMS, mais especificamente o alto valor da carga tributária que ele impõe, o excesso de obrigações acessórias a essa carga, as multas sem primeiro orientar, as diferentes alíquotas interestaduais do ICMS, o valor exorbitante das multas e o problema da substituição tributária no pagamento do mesmo imposto.  

“A reforma do sistema tributário – em particular do ICMS – não é apenas uma questão de interesse dos empresários. É de interesse nacional em face dos danos que traz à economia brasileira e, em particular, à economia paulista, que, entre outros aspectos, é a mais afetada pela guerra fiscal em torno do mesmo imposto e envolvendo várias unidades da federação”, afirma o documento.

Prioridades no relacionamento das empresas com o governo estadual – INTERIOR 

Prioridades no relacionamento das empresas com o governo estadual – CAPITAL 

Natureza da pesquisa

Questionários foram respondidos por cerca de 100 entidades, enfocando questões mais gerais e problemas específicos, apresentando uma escala de prioridades em relação a cada proposta. Também foi oferecido um espaço para que essas entidades não se limitassem a responder ao questionário, e apresentassem sua própria lista de necessidades e projetos de interesse específicos de suas localidades.  

A Facesp definiu questões na forma de um questionário-teste distribuído a representantes de associações que compareceram ao Congresso Estadual da Facesp 2013, realizado em Campinas. Esse questionário continha espaço para críticas e sugestões.

Recolhidas as respostas a esse questionário-teste, depois de algumas alterações no mesmo foi elaborado o questionário final remetido às ACs e Distritais. 

 

Acesse a íntegra da publicação Propostas para o Próximo Governador-PPG:
http://issuu.com/diario_do_comercio/docs/nossas_propostas_para_sp

 

Mais informações:

Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220





Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE