Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Núcleo de Economia da ACISC divulga queda de empregos com carteira assinada no município

Notícias 28 de junho de 2016

O Núcleo de Economia da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) informa que em maio, o emprego com carteira assinada em São Carlos sofreu queda de 203 postos de trabalho, em relação ao mês de abril. 

Segundo o economista Elton Eustáquio Casagrande, todos os setores - com exceção de serviços - registraram queda no número de emprego com carteira assinada, sendo que as principais baixas foram na indústria (-140) e agropecuária (-119). “O setor de serviços registrou aumento de 114 novos postos de trabalho no referido mês”, pondera. 

O economista explica que na comparação mês a mês, considerando o mês imediatamente anterior e o nível do emprego formal de dezembro de 2015 como início, janeiro apresentou queda no emprego total, seguido por aumento em fevereiro. Em março houve nova queda, porém pouco relevante, e em abril novo aumento, o maior registrado nos primeiros cinco meses do ano. Em maio houve nova queda, a maior registrada no período. “Essas movimentações levaram o nível de emprego com carteira assinada na cidade de São Carlos ao total de 75.112 postos de trabalho no mês de maio”, afirma. 

Elton salienta que, considerando o nível do emprego de janeiro como início, a evolução do emprego formal nos primeiros cinco meses do ano foi positiva e significou 25 novos postos de trabalho, porém não foi o suficiente para ultrapassar o nível de emprego formal registrado em dezembro de 2015. “Esse número é baixo e sinaliza mais uma estabilidade do nível de emprego formal em São Carlos do que necessariamente um crescimento, mas é importante quando consideramos que novas contratações são medidas de médio prazo, devido a todos os custos associados às demissões e contratações”. 

Ainda de acordo com Elton, a relativa estabilidade do emprego nesses primeiros meses do ano significa que se mantém o número de pessoas com renda e consequentemente, com possibilidade de consumir. “Mesmo assim, o consumo na região continua contido. Isso pode ser atribuído à baixa confiança do consumidor, gerada pelo quadro econômico atual do país, às incertezas políticas e à inflação que corrói sua renda. A incerteza sobre o futuro e o aumento dos preços de produtos do consumo básico leva as pessoas a optarem pela diminuição dos seus gastos e evitar compras a prazo com medo de, no futuro, não terem mais renda para garantir seus gastos básicos e honrar seus compromissos”, menciona. 

Por fim, o economista diz que caso a confiança desses consumidores melhore em relação às suas condições financeiras e a condição econômica do país, eles voltarão a consumir. “Novos gastos irão impulsionar os negócios locais e esse impulso levará os empresários a realizar os investimentos necessários para atender a essa demanda motivada pelo aumento da confiança. Se esse movimento ocorrer, poderá significar o início de um ciclo de recuperação para a economia local”, completa Elton Eustáquio Casagrande. 

Legenda: Indústria e agropecuária tiveram as maiores quedas de emprego. Setor de serviços, porém, apresentou aumento.

 


Vanessa Ronquim Dziabas

Assessora de Imprensa

Telefones: (16) 3362 1906 / 9 9711 1926

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE