Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Na terça-feira inadimplência é tema de exposição na Acim

Notícias 23 de abril de 2014

Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim, considera evento interessante para os comerciantes

Acontece na próxima terça-feira, dia 29 de abril, as 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), palestra sobre “Alternativas de recuperação de crédito para clientes endividados”, com o advogado Marcelo de Souza Carneiro, atual gestor de procedimentos da Câmara Arbitral de Marília, fixada na sede da Acim. “A proposta é mostrar para os comerciantes como eles podem reaver um valor que considerava perdido”, disse o presidente da associação comercial, Libânio Victor Nunes de Oliveira que considera importante manter uma relação mais próxima entre credores e devedores, para uma futura negociação de dívida. 

Na opinião de Marcelo de Souza Carneiro 91% dos processos envolvendo cobranças na Justiça passam mais de um ano na busca de uma solução. “O acordo é demorado e muitas vezes traumático”, comentou o advogado e gestor de procedimentos da Câmara Arbitral de Marília que faz o trabalho de intermediação entre credores e devedores. “Qualquer uma das partes pode utilizar-se da câmara para reaver o crédito ou receber um débito antigo”, disse o dirigente ao destacar o trabalho da Câmara Arbitral de Marília que presta serviço dentro da sede da Acim. “Muitos empresários recorrem a câmara de intermediação para recuperar valores que demorariam muito através das cobranças judiciais”, comentou ao destacar que toda e qualquer decisão da Câmara Arbitral de Marília é aceita legalmente na Justiça.

Será a segunda vez que evento desta natureza acontece no sentido de orientar empresários com crédito a receber e clientes com débitos a pagar. Em novembro do ano passado encontro semelhante aconteceu em que muitas empresas de Marília recuperaram valores que consideravam perdidos. “Procuramos mostrar as metodologias mais atuais na área de cobrança, bem como a importância do rigor na elaboração de um cadastro do cliente e a utilização de mecanismos como o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) que é um dos mais eficientes no mercado”, disse Marcelo de Souza Carneiro. “Ninguém gosta de cobrar e muitas vezes até, por não gostar de cobrar o débito, deixam de receber caindo no esquecimento”, comentou. 

De acordo com o advogado e gestor de procedimentos da Câmara Arbitral de Marília a atividade de cobrança dentro de uma empresa precisa ser vista pelo empresariado em geral, como um processo natural e normal, até como prospecção de venda. “Quando você dá oportunidade para o devedor de buscar uma solução, a empresa pode recuperar o crédito e obter um novo cliente”, argumentou Marcelo de Souza Carneiro ao lembrar que o evento que acontecerá na sede da Acim é gratuito para associados e os não associados pagam R$ 20,00 mais uma caixa de leite em pó para doação. 

Contato com a Imprensa
Márcio Medeiros / Assessoria de Comunicação
Tel: (14) 3454.5072
E-mail: redacao@eficaz.jor.br

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE