Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Metade do valor pago nos de produtos de páscoa vão para cofres públicos

Notícias 27 de março de 2015

A alta nos tributos atinge principalmente vinho, bacalhau importado e ovos de chocolate. 


O aumento de tributos anunciado pelo Governo Federal no começo de 2015 sentará à mesa do consumidor também no almoço da Páscoa. Comer, beber e presentear os familiares com chocolate ficou mais caro do que no ano passado. 


Dentre os produtos típicos dessa comemoração o vinho está com uma das cargas tributárias mais altas, 54%. Já em relação ao preço do bacalhau importado, 43% é de imposto. 


Os número, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação - IBTP, também alertam sobre o aumento nos preços do principal produto da Páscoa: os ovos de chocolate. Independentemente do valor pago, 38% já tem destino certo, os cofres públicos. Mesmo quem quiser variar o produto e optar por caixas de bombons ou colomba pascal pagará a mesma alíquota. 


"A população tem o direito de saber quanto o governo arrecada e o quanto é pago em tributos. É uma informação para cobrar a melhoria dos serviços públicos e parte da luta da Associação Comercial pela redução da carga tributária", comenta a presidente da ACIC, Adriana Flosi.   


Apesar da carga tributária, o economista da ACIC, Laerte Martins, segue confiante quanto ao faturamento em Campinas e região para 2015. “Espera-se que esse ano a arrecadação seja 2,91% maior em Campinas do que em 2014, representando uma venda de R$ 283 milhões. Já para a RMC as vendas devem ficar em R$ 559 milhões, que corresponde a uma aumento de 2,98%”, avalia. 


Mão de obra temporária 

A Páscoa deste ano deve movimentar a contratação de mão de obra temporária em Campinas e região. Segundo levantamento do departamento de Economia da ACIC, 2.450 pessoas devem ser contratadas na metrópole, o que representa um aumento de 2,94% em relação a 2014. Para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), essa previsão é de 4.836 contratações, um aumento de 2,89% em relação ao mesmo período do ano passado.  

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE