Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Lista dos incluídos cresce e dos excluídos se mantém

Notícias 02 de setembro de 2015
Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim, avalia dados do SCPC da Acim
 
Levantamento dos dados mensais do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), mostra que a lista dos CPFs que foram incluídos ao sistema que promove restrição ao crédito no comércio em geral se eleva, enquanto que a listagem dos excluídos se mantém o mesmo, comparado aos oito meses do ano passado. “Este é um reflexo do comportamento do consumidor em relação ao poder de compra dele no comércio em geral”, disse o presidente da associação comercial local, Libânio Victor Nunes de Oliveira ao receber os dados estatísticos que monitoram o comportamento da liberação de crédito.

De acordo com os dados apresentados, os oito meses deste ano mostram um crescimento de 25,37% entre os CPFs incluídos no sistema restritivo, diante do índice de (-)0,25% entre os CPFs que foram excluídos. “Quer dizer que mais pessoas se tornam impossibilitadas de comprar pelo crediário do que aqueles que retomaram o crédito”, explicou Libânio Victor Nunes de Oliveira ao lembrar que no universo comercial existem mais pessoas em condições de compras do que o contrário. “Isto porque, muitas pessoas compram através dos cartões de crédito, débito ou benefícios, e aqueles que pagam em dinheiro”, ressaltou ao mostrar positivismo quanto as vendas no comércio. “Esses dados mostram apenas uma pequena parcela sem condições de comprar pelo crediário, em que os lojistas devem tomar cuidados”, argumentou.

Apesar das incertezas econômicas, no mês de agosto deste ano houve uma queda entre os CPFs que foram incluídos, com a marcar de (-)9,42%. Este é o segundo mês do ano que aponta queda (Junho foi o outro mês com menos (-)2,20%, de incluídos) entre aqueles que se tornaram incapazes de comprar através do crediário. Nos oito meses de 2014 foram incluídos 15.288 CPFs diante dos 19.166 CPFs incluídos até o mês passado, dai a elevação de CPFs bloqueados de 25,37%. Em agosto foram 2.095 CPFs incluídos ao banco de dados do SCPC da Acim, diante dos 2.313 CPFs registrados nas inclusões as restrições no ano passado.

Entre os excluídos do banco de dados do SCPC da Acim, nos oito meses do ano passado foram registrados 11.365 CPFs que recuperaram as compras pelo crediário, diante dos 11.337 registrados em 2015 até o mês passado. No mês de agosto foram liberados para as compras pelo crediário 1.380 CPFs, diante dos 1.385 CPFs registrados no mês de agosto do ano passado. Dos oito meses deste ano, foram quatro meses com índices negativos e outros quatro com índices positivos entre os excluídos do sistema restritivo ao crediário. Neste mês de agosto que terminou, o índice deste ano chegou a (-)0,36% de diferença entre o comparativo com o mês de agosto de 2014. “Esses números mostram a tendência e o que vem acontecendo com o consumidor que está tendo o poder de compra diminuído”, comentou Libânio Victor Nunes de Oliveira.

O presidente da Acim por sua vez destaca que os dados apresentados pelo SCPC da Acim não refletem o volume de vendas no comércio em geral, e sim, quanto as vendas pelo crediário. “O fato do lojista consultar não quer dizer que a venda foi concretizada”, disse o dirigente mariliense. “A consulta é preventiva quanto a inadimplência, ou quanto a roubos ou furtos de documentos e tudo mais”, frisou ao lembrar que a consulta ao banco de dados do SCPC da Acim é mais uma segurança do lojista do que representar queda ou não nas vendas. “As vendas pelos cartões de crédito, débito, benefícios ou em dinheiro, são crescentes”, explicou. “As vendas pelo crediário é uma das alternativas de vendas e não a única”, enfatizou.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) 
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE