Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Impostômetro registra R$ 500 bi nesta 3ª-feira às 6 horas

Notícias 14 de abril de 2014

Levantamento revela carga tributária nos preços dos produtos de Páscoa; ovo de chocolate e colomba pascoal têm mais de 38% e, o bacalhau, 43,8%  

Nesta terça (15/4), por volta das 6h00, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai chegar à marca dos R$ 500 bilhões. O valor corresponde a todos os impostos pagos pelos brasileiros desde janeiro deste ano para a União, os estados e os municípios. Em 2013, ovalor foi atingido dia 16/4.   

O presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), Rogério Amato, compara a arrecadação tributária com o crescimento econômico. “O nosso desempenho atual mostra que arrecadamos mais e crescemos menos. Grande parte dos impostos recolhidos vão para cobrir gastos e custeios da máquina pública. E sobra pouco para investir em infraestrutura, em segurança, em saúde”, afirma.

Criado em 2005, o Impostômetro mostra em tempo real quanto os brasileiros pagam em impostos. No site www.impostometro.com.br, é possível verificar o quanto a população de cada município ou estado brasileiro pagou de tributos.  

Imposto na Páscoa

Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) revela a carga tributária nos produtos desta Páscoa. O preço do tradicional ovo de chocolate tem 38,53% de impostos. No caso da colomba pascoal são 38,68%. Quem for almoçar fora vai pagar 32,31% de tributos no preço da refeição. 

Outros produtos cujas cargas tributárias também chamam a atenção são bacalhau importado (43,78%), bombom (37,61%) e coelho de pelúcia (29,92%). Veja abaixo a lista completa. 

Carga tributária - produtos de Páscoa: 

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa da ACSP
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220 

Sobre a ACSPA Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 119 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, tem estado sempre ao lado da pequena e média empresa, dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços no País. Sempre ao lado do empreendedor, a ACSP dispõe, além do seu prédio central, de 15 sedes distritais que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam manter o foco nos problemas de cada região e nas soluções para cada caso. 

Sobre a FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 50 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE