Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Expectativa de varejistas cai no início do ano

Notícias 09 de fevereiro de 2017

 

Queda não deve atrapalhar tendência de alta para próximos meses, segundo Ejea/USP

O ICV-P (Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba) correspondente a janeiro caiu 2,13% na comparação com o trimestre anterior, compreendido pelos meses de outubro, novembro e dezembro, passando de 76,61 pontos para 74,98. O resultado negativo, no entanto, não deve atrapalhar a tendência de alta para os próximos meses, segundo avaliação da Ejea/USP (Empresa Junior de Economia e Administração) – responsável pelo cálculo do índice, realizado com a parceria da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

“Essa pequena queda em janeiro pode ser considerada normal. Isso porque o ano está começando, e é natural que os varejistas demonstrem um pouco de receio, visto que ainda é necessário observar como irão se comportar as variáveis econômicas durante o ano”, avalia Paulo Roberto Checoli, presidente da Acipi.

Apesar do pequeno recuo, um crescimento bem representativo pode ser observado no comportamento interanual do ICV-P. Em janeiro de 2016, o indicador registrava 55,03 pontos, valor 36,25% inferior aos 74,98 pontos registrados na medição de janeiro de 2017.

“O cenário que vemos hoje, de maneira positiva, não se assemelha ao que se via no ano passado. Isso pode nos dar alguns indicativos de que as coisas podem estar voltando a melhorar”, opina Checoli.

Na decomposição do ICV-P: o ICA (Índice de Confiança Atual) observou uma queda de 12,52% e o ICF (Índice de Confiança Futura) obteve resultado positivo de 1,87%.

“A melhor notícia para o ambiente do consumo continua sendo o arrefecimento da inflação. Segundo expectativas do Banco Central, ela deve caminhar para o patamar de 4,70% para o ano corrente. Isso é bom para o ambiente de consumo. Além disso, segundo relatório do BC, a expectativa para produção industrial manteve-se estável desde o último mês. Não demonstrou avanço, tampouco recuou. Se continuar a manter níveis de estabilidade nos próximos meses, se não voltar a regredir, pode vir a ‘dar pistas’ de que os cortes no emprego deixem, também, de crescer”, pondera Checoli, que volta a alertar: “é preciso, no entanto, observar como a economia irá se comportar nos próximos meses para vermos se essas melhoras na conjuntura do País irão se confirmar ou não”.

ICV-P

O indicador tem o objetivo de divulgar aos empresários, setor público e sociedade as expectativas dos lojistas em relação à economia regional, ao segmento em que atuam e às suas próprias empresas.


Salen Nascimento
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 713 
www.acipi.com.br

 

                                            

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE