Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Especialistas da ACIF apresentam treinamento 'Venda Segura' em Batatais

Notícias 23 de abril de 2014

Consultoria gratuita orienta os empresários a reduzir a inadimplência

A inadimplência é um problema frequente que ainda “assombra” muitas empresas. Por isso, há um ano a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) promove gratuitamente aos associados o treinamento “Venda Segura”. Devido ao sucesso do programa, a partir desta quinta-feira, 24, os analistas de crédito levam a consultoria para as associações comerciais da região. A primeira a receber o treinamento será a ACE Batatais (Associação Comercial e Empresarial), às 19h30, no salão de eventos da entidade, com foco nas vendas para o Dia das Mães.

Segundo o presidente da ACE, José Eduardo Latuf Dau, essa é uma oportunidade para os empreendedores ficarem por dentro de informações importantes como fortalecer o cadastro de clientes, diminuir a inadimplência e aumentar a fidelização dos bons clientes. “Esse treinamento vem ao encontro do trabalho da diretoria, que é combater o aumento do índice de inadimplentes, que nos últimos meses vem crescendo consideravelmente”, diz.

Para participar do treinamento, os empresários e colaboradores do setor comercial varejista devem agendar a vaga pelos telefones (16) 3761-3700 ou 98177-4437. A ACE fica na Praça Dr. José Arantes Junqueira, 90, no Centro de Batatais.

Os próximos treinamentos acontecem em São Joaquim da Barra (13/5, às 14h30), Igarapava (19/5, às 8h30) e Morro Agudo (26/5, às 19h30).

O 'Venda Segura'

Em seu primeiro ano, o “Venda Segura” atendeu cerca de 400 colaboradores de 200 empresas associadas ACIF, em 20 encontros que tiveram início em abril de 2013. Direcionado aos vendedores e empresários que trabalham diretamente com análise de crédito, o treinamento é liderado pelos experientes especialistas de crédito da ACIF, Aires Ferreira e Anderson Silva.

“Nos treinamentos há bastante troca de ideias. Por conta disso, vamos mudando o formato do treinamento de acordo com a necessidade dos empresários. Acaba sendo uma consultoria personalizada”, afirma Anderson.

Com interação e dinamismo, os profissionais ensinam que a análise de crédito começa assim que o cliente entra na loja e também dão dicas para identificar golpistas, documentos e cheques falsos, fraudes, entre outros. Prestar atenção aos números da folha de cheque e do cartão de crédito também é importante.

No treinamento, o empresário ainda tem a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas sobre o acesso a mais de 60 tipos de consultasao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). “Na 'Venda Segura' ensinamos a adequar as consultas às necessidades da empresa, ou seja, vale a pena investir para ter acesso a um cadastro completo do cliente. Ao encontrar o ponto frágil do ciclo de negócios de sua empresa é possível fazer uma venda segura, evitar a inadimplência e, consequentemente, aumentar o lucro”, afirma Aires.

O treinamento tem parceria com todos os setores de atendimento da ACIF como a Recuperação de Crédito, Câmara de Mediação e Arbitragem e Assessoria Jurídica. Cada empresa participante recebe um DVD (desenvolvido exclusivamente pelo setor de Marketing da ACIF) com o conteúdo completo e modelos de consultas ao SCPC.

Na ACIF, o “Venda Segura” é realizado quinzenalmente, às sextas-feiras, das 8h30 às 11h, no Centro de Educação Empresarial Luciano Bôtto (R. Major Claudiano, 1907). A cada semana os consultores atendem um grupo formado por 20 empresas do mesmo segmento. Para participar basta fazer a inscrição gratuita: acifapoioagestao@acifranca.com.br / 3711-1722 ou 3711-1762. 

Resultados

O “Venda Segura” tem gerado resultados surpreendentes aos associados participantes. Em apenas quatro meses, o Depósito Campo Belo conseguiu reduzir 60% da inadimplência. Segundo a responsável pelo Financeiro, Rita de Cássia Moraes Oliveira, a empresa fazia a consulta de forma inadequada e, após uma visita do consultor da ACIF e consequentemente da sua participação no Venda Segura, tudo melhorou.

“Antes, a gente fechava a venda apenas com o 'nada consta' na consulta ao SCPC, parcelava em várias vezes e o cliente sumia. Além disso, não sabia analisar um cheque ou preencher um cadastro corretamente”, afirma. “Agora utilizamos a ferramente Score, que oferece mais detalhes durante a consulta. Estou mais segura para negar ficha e ainda consigo localizar um cliente com cheque devolvido. O treinamento é excelente”, ressalta Rita.

Os treinamentos deste ano começaram em março e já estão requisitados. Responsável pelo Departamento Financeiro do Irmãos Patrocínio, Sara Moraes Almeida, cadastrou 156 colaboradores (gerentes e operadores de caixa) das 10 lojas da rede para participar do treinamento. “Achei muito importante trazer as informações para a empresa. Nossa intenção é que toda a equipe trabalhe organizada e da mesma forma. Assim vamos prevenir problemas e reduzir a inadimplência da empresa”, diz Sara.

Contato com a Imprensa
Gleice Castrequini/Assessoria de Imprensa
E-mail: planejamento@promidiacomunicacao.com
(17) 3442 1247

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE