Consultoria gratuita orienta os empresários a reduzir a inadimplência
A inadimplência é um problema frequente que ainda “assombra” muitas empresas. Por isso, há um ano a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) promove gratuitamente aos associados o treinamento “Venda Segura”. Devido ao sucesso do programa, a partir desta quinta-feira, 24, os analistas de crédito levam a consultoria para as associações comerciais da região. A primeira a receber o treinamento será a ACE Batatais (Associação Comercial e Empresarial), às 19h30, no salão de eventos da entidade, com foco nas vendas para o Dia das Mães.
Segundo o presidente da ACE, José Eduardo Latuf Dau, essa é uma oportunidade para os empreendedores ficarem por dentro de informações importantes como fortalecer o cadastro de clientes, diminuir a inadimplência e aumentar a fidelização dos bons clientes. “Esse treinamento vem ao encontro do trabalho da diretoria, que é combater o aumento do índice de inadimplentes, que nos últimos meses vem crescendo consideravelmente”, diz.
Para participar do treinamento, os empresários e colaboradores do setor comercial varejista devem agendar a vaga pelos telefones (16) 3761-3700 ou 98177-4437. A ACE fica na Praça Dr. José Arantes Junqueira, 90, no Centro de Batatais.
Os próximos treinamentos acontecem em São Joaquim da Barra (13/5, às 14h30), Igarapava (19/5, às 8h30) e Morro Agudo (26/5, às 19h30).
O 'Venda Segura'
Em seu primeiro ano, o “Venda Segura” atendeu cerca de 400 colaboradores de 200 empresas associadas ACIF, em 20 encontros que tiveram início em abril de 2013. Direcionado aos vendedores e empresários que trabalham diretamente com análise de crédito, o treinamento é liderado pelos experientes especialistas de crédito da ACIF, Aires Ferreira e Anderson Silva.
“Nos treinamentos há bastante troca de ideias. Por conta disso, vamos mudando o formato do treinamento de acordo com a necessidade dos empresários. Acaba sendo uma consultoria personalizada”, afirma Anderson.
Com interação e dinamismo, os profissionais ensinam que a análise de crédito começa assim que o cliente entra na loja e também dão dicas para identificar golpistas, documentos e cheques falsos, fraudes, entre outros. Prestar atenção aos números da folha de cheque e do cartão de crédito também é importante.
No treinamento, o empresário ainda tem a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas sobre o acesso a mais de 60 tipos de consultasao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). “Na 'Venda Segura' ensinamos a adequar as consultas às necessidades da empresa, ou seja, vale a pena investir para ter acesso a um cadastro completo do cliente. Ao encontrar o ponto frágil do ciclo de negócios de sua empresa é possível fazer uma venda segura, evitar a inadimplência e, consequentemente, aumentar o lucro”, afirma Aires.
O treinamento tem parceria com todos os setores de atendimento da ACIF como a Recuperação de Crédito, Câmara de Mediação e Arbitragem e Assessoria Jurídica. Cada empresa participante recebe um DVD (desenvolvido exclusivamente pelo setor de Marketing da ACIF) com o conteúdo completo e modelos de consultas ao SCPC.
Na ACIF, o “Venda Segura” é realizado quinzenalmente, às sextas-feiras, das 8h30 às 11h, no Centro de Educação Empresarial Luciano Bôtto (R. Major Claudiano, 1907). A cada semana os consultores atendem um grupo formado por 20 empresas do mesmo segmento. Para participar basta fazer a inscrição gratuita: acifapoioagestao@acifranca.com.br / 3711-1722 ou 3711-1762.
Resultados
O “Venda Segura” tem gerado resultados surpreendentes aos associados participantes. Em apenas quatro meses, o Depósito Campo Belo conseguiu reduzir 60% da inadimplência. Segundo a responsável pelo Financeiro, Rita de Cássia Moraes Oliveira, a empresa fazia a consulta de forma inadequada e, após uma visita do consultor da ACIF e consequentemente da sua participação no Venda Segura, tudo melhorou.
“Antes, a gente fechava a venda apenas com o 'nada consta' na consulta ao SCPC, parcelava em várias vezes e o cliente sumia. Além disso, não sabia analisar um cheque ou preencher um cadastro corretamente”, afirma. “Agora utilizamos a ferramente Score, que oferece mais detalhes durante a consulta. Estou mais segura para negar ficha e ainda consigo localizar um cliente com cheque devolvido. O treinamento é excelente”, ressalta Rita.
Os treinamentos deste ano começaram em março e já estão requisitados. Responsável pelo Departamento Financeiro do Irmãos Patrocínio, Sara Moraes Almeida, cadastrou 156 colaboradores (gerentes e operadores de caixa) das 10 lojas da rede para participar do treinamento. “Achei muito importante trazer as informações para a empresa. Nossa intenção é que toda a equipe trabalhe organizada e da mesma forma. Assim vamos prevenir problemas e reduzir a inadimplência da empresa”, diz Sara.
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