Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Congresso das Associações Comerciais de SP reúne mil pessoas hoje em Águas de Lindoia

Notícias 20 de novembro de 2014

 

Congresso FACESP 2014

Na manhã desta quarta-feira (19/11) foi dada a largada do 15º Congresso da Facesp. Desta vez é o município de Águas de Lindoia que recebe o evento que reúne mais de 400 associações de todo o Estado. Além de promover palestras e painéis com convidados especiais, a Facesp disponibiliza espaços especiais para seu público conhecer melhor produtos voltados para os empreendedores. Estamos falando do ACCredito, ACCertifica (certificado digital), ACCelular e plano de saúde para a pequena empresa.

A abertura reuniu mais de mil pessoas. Durante a cerimônia, o presidente da Facesp e da ACSP, Rogério Amato, falou sobre momentos importantes de 2014 – como Copa e eleições – e sobre atuais contradições encontradas hoje no Brasil. “Com a Copa, os brasileiros aprenderam com o time da Alemanha que planejamento, organização e disciplina vencem a improvisação e o jeitinho”, disse ele.

Segundo Amato, com o fim das eleições - contraditoriamente ao que se viu na Copa – os cidadãos se depararam com a “exacerbação de ressentimentos que contrapõem pobres a ricos, trabalhadores a patrões, nordestinos e sulistas; negros, índios e brancos; como se existissem dois Brasis”. O presidente da Facesp questionou a quem interessa dividir, separar, isolar. “Certamente nós, das associações comerciais, desde suas remotas origens, baseiam-se na união de pessoas de bem. E por natureza, portanto, repelimos qualquer movimento que nos separe. Nunca iremos negar nossas origens”.  

Participaram da abertura o prefeito de Águas de Lindoia, Antonio Nogueira; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti; o deputado federal Walter Ihoshi; o advogado tributarista, professor, escritor e jurista Ives Gandra Martins; o vice-presidente da RA Baixa Mogiana/Facesp, Antonio Carlos Coelho Pessanha; a presidente da Associação Comercial de Águas de Lindoia, Ignes Brolezi; e de Nelson Luiz Baeta Neves Filho, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. 

Ives Gandra: SP locomotiva da nação brasileira

A primeira palestra do 15º Congresso da Facesp foi o advogado tributarista, professor, escritor e jurista Ives Gandra Martins. Ele falou sobre a história do Estado de São Paulo e a atuação dos bandeirante a partir do século XVI. “O Brasil é hoje o que é graças à gente bandeirante, graças a SP. SP é uma verdadeira civilização que deu valores a essa nação”, frisou ele. Ives Gandra lembrou o papel do Estado na revolução de 1932: “SP lutava por ideias e valores e não por separação. E a primeira real constituição foi a de 1934 pela vitória de SP na revolução de 1932. Foi a primeira constituição democrática e foram os paulistas que impulsionaram”, disse o jurista. “A indústria, o empreendedorismo e os valores de SP, de sua gente bandeirante, fez com que SP se transformasse na locomotiva da nação brasileira”. 

Perspectivas para 2015

Os painéis do Congresso da Facesp foram mediados pela jornalista Silvia Poppovic. O primeiro abordou o cenário e perspectivas para 2015, Benjamin Steinbruch, diretor-presidente da CSN e do Grupo Vicunha e vice-presidente da Fiesp, alertou sobre o atual momento. “Estamos vivendo uma realidade dura, que tem que ser consertada rapidamente. E, para mim, o caminho é pela exportação”, disse ele, completando que o real deverá ficar mais fraco, o que incentivará as exportações. Outra diretriz apontada por Steinbruch é o ajuste do orçamento. “Temos que nos adaptar ao orçamento assim como ocorre em nosso dia a dia, em nossas casas. Isso vale também para o governo e a indústria”, comparou ele. 

Representando o agronegócio, João Sampaio, que foi secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado e vice-presidente da Marfrig, revelou que o agronegócio paulista representa, em alguns momentos, mais de 30% do agronegócio brasileiro. E que de cada 10 copos de suco de laranja tomados no mundo, sete são produzidos em SP.

Empreendedorismo feminino

O período da tarde foi dedicado ao empreendedorismo e à representatividade das mulheres nos negócios. Luiza Helena Trajano, líder do Magazine Luiza, chamou a atenção para a importância do mercado interno. “O que sustenta um país como o Brasil, para que ele seja empreendedor, além do espírito, da vontade, é ter mercado interno. Se não tiver, não adianta. Não vamos conseguir ter negócio próprio. Sem mercado interno não tem o pequeno e o médio empreendedor”.

Ela apontou o tripé emprego, renda e crédito como imprescindível para fazer um país em desenvolvimento crescer. E citou um dado que, segundo ela, deixa-a muito animada: o Brasil precisa construir 23 milhões de moradias e, para isso, será necessário comprar geladeira, fogão. “Esse mercado existe”, comemorou Luiza Trajano.

Na sequência, Ana Fontes, fundadora da Virada Empreendedora e professora da FGV, falou sobre sua visão a respeito do setor da micro e pequena empresa no Brasil.

Chieko Aoki, fundadora e presidente da Blue Tree Hotels, contou alguns dos segredos para seu sucesso na área hoteleira. “O que as pessoas buscam muito hoje é o ato de servir. Então, pense o que você pode fazer para servir melhor. Para tirar as pessoas da zona de conforto, de fazer as coisas de habito. Isso é revolucionar a empresa. Na nossa empresa, conseguimos mudar a cabeça das pessoas”, disse a empresária.

 

Veja fotos do evento:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.896008060411874.1073741851.196548557024498&type=3&uploaded=29 

 

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa da ACSP
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220  

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE