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Comportamento do consumidor alerta dirigente da Acim

Notícias 16 de dezembro de 2014

José Augusto Gomes, superintendente da Acim, fala sobre as expectativas de vendas no Natal 2014O superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, considerou importante recente pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas, que aponta a mudança do comportamento do consumidor para as vendas no Natal deste ano, quando 43% dos consumidores devem gastar menos neste final de ano. “As compras serão mais enxutas e a busca por promoções será maior”, disse o dirigente mariliense ao observar os dados apresentados pela “Sondagem do Consumidor da Fundação Getúlio Vargas (FGV)”, que mostra que a intenção de compras de Natal pelas famílias atingiu o menor nível desde 2008, no auge da crise mundial. 


Este tipo de mudança não deve desestimular o comerciante em geral, segundo o superintendente da Acim ao falar do indicador que calcula a intenção dos gastos dos consumidores para o Natal que ficou em 69 pontos, queda de 11,6% em relação a 2013 - a pergunta é feita nas sondagens de novembro. “Enquanto quase metade das famílias deve apertar o cinto do orçamento natalino, apenas 12% pretendem ampliar os gastos com presentes”, comentou. “Os demais manterão o valor reservado à data no ano passado”, opinou ao verificar que em 2013, 34,2% dos consumidores pretendiam reduzir as compras. “O clima econômico no País está estranho e isso influencia diretamente na postura cautelosa das famílias, diante de uma percepção menos favorável sobre a economia, do crédito mais caro, do peso maior da inflação no orçamento doméstico e da insegurança em relação ao mercado de trabalho”, disse o dirigente mariliense.

O preço médio previsto para os presentes também caiu para R$ 59,64 neste ano. Trata-se do menor valor de toda a série histórica apurada pela FGV. Ao todo, mais pessoas pretendem dar presentes cujo custo fique em até R$ 20,00. Para o comércio, que já amargou um ano de vendas fracas, o resultado indica que o Natal deve ser estável. Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê avanço de 2,3% no volume de vendas neste Natal em relação ao ano passado. Essa projeção vem sendo constantemente revisada para baixo e aponta para o pior final de ano desde 2004, quando o cálculo começou a ser feito pela instituição. “Mesmo assim o comércio, como sempre, se supera com criatividade e as vendas acontecem sempre a mais do que se espera”, acredita o dirigente da Acim, que mesmo neste clima de cautela, sugere confiança. “Natal é sempre diferente e todos os anos as vendas se superam, mesmo com um certo pessimismo generalizado”, disse com experiência de mais de 30 anos.

HORÁRIO ESPECIAL - O horário especial de atendimento, com abertura das lojas no período de 9 as 22 horas, começou dia 05 de dezembro, sexta-feira, até o dia 23 de dezembro, terça-feira. Os quatro sábados do mês de dezembro, dias 06, 13, 20 e 27 estarão com as lojas abertas das 9 as 17 horas, enquanto que nos dias 24, quarta-feira, e 31, quarta-feira, também funcionarão no período das 9 as 17 horas. Dia 25, quinta-feira e dia primeiro de janeiro, quinta-feira, as lojas estarão fechadas. O domingo dia 21, extraordinariamente, as lojas abrirão das 9 as 17 horas, sendo um diferencial este ano. Dia 26, sexta-feira e dia primeiro de janeiro, sexta-feira, as lojas trabalharão meio período: das 12 as 18 horas. 

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