Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Classe AB e Sudeste puxam aumento de 4 pontos da confiança do brasileiro em junho, informa ACSP

Notícias 28 de junho de 2016

Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de SP marcou 70 pontos (2ª alta consecutiva), o que pode ser início de tendência de recuperação

São Paulo, 29 de junho de 2016. O Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo (INC ACSP/Ipsos) registrou 70 pontos em junho, o que representa um aumento de quatro pontos em relação a maio. Essa é a segunda alta consecutiva na confiança dos brasileiros, que, embora ainda se encontre no campo pessimista, já começa a sinalizar uma tendência de recuperação.

Frente a junho do ano passado, o INC caiu 30 pontos. Nos últimos meses, as quedas nas comparações anuais foram maiores, superando os 30 pontos.

A escala do INC vai de zero a 200 pontos. O intervalo entre zero e 100 representa o campo do pessimismo e, de 100 a 200, o campo do otimismo.

“Considerando que quem puxou a confiança para cima foi a classe AB e a região Sudeste, que são os grupos mais bem informados, é possível concluir que essa melhora pode decorrer das mudanças políticas e das diretrizes da nova equipe econômica”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Entre as classes socioeconômicas, a AB foi a que apresentou maior elevação na confiança, marcando 62 pontos em junho – um salto de 10 pontos frente a maio (52). Já o INC da classe C ficou praticamente estável, com 69 pontos (1 a mais do que em maio). Na classe DE a confiança cresceu dois pontos, registrando 77 pontos em junho.

Entre as regiões do País, o Sudeste apresentou o maior crescimento em junho, com Índice de Confiança de 69 pontos sobre 58 em maio. O Norte/Centro-Oeste segue como a região mais confiante, com um INC estável: foram marcados 76 pontos (75 em maio). Na região Sul, a confiança foi de 72 pontos ante 67 em maio.

O Nordeste é, atualmente, a região mais pessimista, e apresentou forte queda no INC, com 65 pontos em junho sobre 73 no mês anterior – possivelmente em função do temor de seus habitantes por perder benefícios sociais.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Ipsos entre 2 e 13 de junho. A margem de erro é de três pontos.

 

Veja na íntegra: INC Brasil junho/2016

 

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287 

 

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 121 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE