Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

‘Venda Segura’ orienta empresários para as vendas de Natal

Notícias 21 de outubro de 2014

A quase dois meses do Natal, a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) intensifica o treinamento gratuito “Venda Segura” com orientações sobre análise de crédito e direcionamento das consultas SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) específicas para a época. Dois encontros com empresários associados de diversos segmentos estão programados para os dias 14 de novembro e 12 de dezembro, das 8h30 às 11h. 

“Nosso objetivo é prevenir o associado contra possíveis golpistas, que na proximidade do Natal procuram preferencialmente cidades do interior, e também reduzir a inadimplência que tende a aumentar nos meses que sucedem as festas de final de ano”, explica Aires Ferreira, especialista de crédito da ACIF. 

Segundo o especialista Anderson Silva a prevenção é muito importante. “Como sempre dizemos em nossos treinamentos: ‘Pior que não vender, é vender e não receber’”, afirma. 

Para isso, os encontros na Entidade tratarão de temas como: consultas SCPC, diferença entre negativação e protesto, soluções empresariais e as várias formas de pagamento (promissórias, cheques, contratos, duplicatas, entre outros). 

De acordo com os especialistas, os empresários devem estar atentos para garantir boas vendas nesta época. “É preciso enxergar a consulta ao SCPC como um investimento na segurança em concessão de crédito e não como um gasto ou despesa. É importante quebrar paradigmas antigos e ineficazes, entender que vender a crédito é um bom negócio. Grandes lojas de varejo nunca desprezaram essa forma de concessão de crédito desde que se faça uma análise correta”, ressaltam. 

Em 2013, quase 400 colaboradores de 200 empresas associadas participaram do “Venda Segura”. De acordo com levantamento da ACIF, a inadimplência nestas empresas caiu em média 25%. Em apenas quatro meses, o Depósito Campo Belo conseguiu reduzir 60% da inadimplência.“Antes, a gente fechava a venda apenas com o 'nada consta' na consulta ao SCPC, parcelava em várias vezes e o cliente sumia. Além disso, não sabia analisar um cheque ou preencher um cadastro corretamente”, diz Rita de Cássia Moraes Oliveira, responsável pelo Financeiro. “Agora estou mais segura para negar ficha e ainda consigo localizar um cliente com cheque devolvido. O treinamento é excelente”, avalia. 

O treinamento tem parceria com todos os setores de atendimento da ACIF como a Recuperação de Crédito, Câmara de Mediação e Arbitragem e Assessoria Jurídica. Cada empresa participante recebe um DVD (desenvolvido exclusivamente pelo setor de Marketing da ACIF) com o conteúdo completo e modelos de consultas ao SCPC. 

Para participar do “Venda Segura – Especial de Natal” basta fazer a inscrição gratuita pelos telefones 3711-1722 e 3711-1762 ou e-mailacifapoioagestao@acifranca.com.br.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE