Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Alunos do Projeto Guri realizam primeiro concerto com a Orquestra Jovem de Franca

Notícias 31 de outubro de 2014

Eventos abertos ao público no Teatro do Sesi, dias 1 e 2 de novembro, mostram o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos músicos regidos por Nazir Bittar 

Com o objetivo de promover a especialização musical e experiências práticas fora da sala de aula, o Projeto Guri – programa de educação musical da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – concretizou, em abril deste ano, uma parceria com a Orquestra Jovem de Franca (OJF).  Agora, os alunos do Guri, que fazem parte da OJF, realizam concerto, nos dias 1 e 2 de novembro, às 20h30, no Teatro do Sesi de Franca. 

Junto com os demais integrantes da Orquestra – composta por instrumentos como violino, violoncelo, flauta, trompete e eufônio –, os nove alunos do Guri apresentam o que aprenderam ao longo do ano. Ao todo, 32 crianças e jovens compõe a OJF. No repertório estão suítes sinfônicas de Beethoven e Strauss, entre outras, e uma sinfonia em miniatura de um jovem talento americano: Noach Lundgren. 

“A qualidade musical dos alunos do Guri é bastante elevada e o projeto tem uma intenção clara de desenvolvimento humano, que vai ao encontro da missão da Orquestra Jovem de Franca. Por isso, os concertos são uma ótima oportunidade de mostrar todo o envolvimento dos alunos do Guri ao longo deste primeiro ano de parceria, além de poderem ganhar experiência em uma Orquestra”, afirma Nazir Bittar, maestro e diretor artístico da Orquestra Jovem de Franca. 

Além da OJF, sobem ao palco também 30 alunos de canto coral do Projeto Guri – Polo ACIF Franca - regidos pela maestrina Raquel Castro -, que cantam em dois momentos ao longo do concerto (separados e juntos da Orquestra). Entre as músicas que o público poderá conferir estão: “Hit The Road Jack”, de Percy Mayfield, e “Don't Stop Believin’”, de Steve Perry, Neal Schon e Jonahtan Cain. Ao lado da Orquestra Jovem de Franca, os guris cantam “Aquarela”, de Toquinho, e “Menininha”, de Vinicius de Moraes. Haverá ainda a participação da cantora lírica Priscila Cubero. 

“O concerto é a consolidação da parceria que foi feita este ano entre Projeto Guri e a Orquestra Jovem de Franca, mostrando todo o trabalho técnico e musical que foi desenvolvido com os alunos para a comunidade francana. Por outro lado, para os alunos do canto coral, é uma excelente forma de ganhar experiência de palco, atenção à regência e condução dos ensaios, experiência de cantar com músicos em formação e músicos já consagrados, por exemplo”, afirma Marina Oliveira, supervisora educacional do Projeto Guri em Franca. 

Para celebrar o ano de trabalho, além dos concertos, a Orquestra Jovem de Franca realiza um ensaio aberto, no dia 31 de outubro, para alunos de escolas municipais de Franca (no próprio Teatro Sesi), por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação de Franca. 

Trajetória da parceria OJF e Projeto Guri

Criada em abril de 2014, a parceria consiste na participação de alunos do Projeto Guri – Polo ACIF Franca na Orquestra Jovem de Franca, com o objetivo de tocarem ao lado de outros músicos jovens e realizarem ensaios e apresentações, além de conhecerem mais de perto o universo profissional da música.  

Semestralmente, o maestro e diretor artístico da OJF, Nazir Bittar, seleciona alunos do projeto das formações de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e baixo) e sopros (trompete, trombone, clarinete, flauta e saxofone).  Até o momento, nove alunos do Guri integram a Orquestra Jovem, por meio da parceria. 

Criada em 2010, a OJF tem hoje 32 integrantes e é voltada para crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos, com o objetivo de desenvolver o ensino musical com a mesma conduta e agenda de orquestras profissionais, além de trazer a música orquestral para o dia a dia da comunidade. 

Caçula entre os selecionados e o mais novo da Orquestra, Gabriel Henrique Borges, de 9 anos, quer ser maestro profissional. “Estou aprendendo muito no Guri e nos ensaios da Orquestra. Fazer parte da OJF é uma experiência ótima. Eu já estudava pelo menos uma hora em casa, agora continuarei me aperfeiçoando”, conta ele, que toca violino e adora música clássica. 

O polo do Guri em Franca conta com a parceria da ACIF Franca (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e patrocínio da Arteris e Magazine Luiza

Serviço:

Concerto da Orquestra Jovem de Franca com alunos do Projeto Guri

Data: 01 e 02/11, sábado e domingo

Horário: 20h30

Local: Teatro do Sesi Franca - Av. Santa Cruz, 2870

Entrada Gratuita 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CCR Autoban (municípios de Jundiaí, Campinas, Sumaré, Cordeirópolis, Nova Odessa, Santa Bárbara D´Oeste e Vinhedo); Sky (municípios de Campos do Jordão, São Carlos, Batatais, Lorena e Taubaté); Arteris (municípios de Rio Claro, Jaú, Sertãozinho, Franca e São Carlos);  Duke Energy (municípios de Fartura, Rosana, Salto Grande, Mirante de Parapanema e Sandovalina); Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP (Grupos de Referência); Mercedes-Benz (municípios de São Carlos e Iracemápolis); Deloitte (municípios de Vinhedo, Elias Fausto e Santa Gertrudes); Grupo Maringá (município de Ourinhos e Itapeva); CCR SP Vias (município de Itapeva); Magazine Luiza (município de Franca); Pinheiro Neto (município de Sorocaba); Supermercados Tauste (municípios de Bauru e Marília); Banco Votorantim (município de Itapeva); GRUPO BB E MAPFRE (município de São Carlos); EDP (municípios de Aparecida, Lorena e São Sebastião); Capuani (município de Tietê); Azul (município de Campinas); Cipatex (município de Cerquilho); PPE Fios (município de Cerquilho); Secretaria de Cultura de Águas de Lindóia (município de Águas de Lindóia); Pirelli (município de Elias Fausto e Campinas); Pampilli (município de Birigui); Inforshop (município de Itu). 

Sobre o Projeto Guri

 Mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclado e percussão, para crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos em mais de 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os 370 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 540 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral. 

Sobre a Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que, desde 1995, administra o Projeto Guri. De 2004 até hoje, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação Casa. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. 

Informações para a imprensa: 

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

www.inpresspni.com.br             

Carolina Bessa – carolina.bessa@inpresspni.com.br

Tel.: (11) 3323-3766

Hanna Thairini S – hanna.silva@inpresspni.com.br

Tel: (11) 33231529

Cárita Abdal– carita.abdal@inpresspni.com.br

Tel.: (11) 3323-1591 

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Eduardo de Natale – enatale@sp.gov.br / (11) 3339-8169 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE