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Agronegócio no Centro-Oeste garante estabilidade na confiança do consumidor em junho, aponta índice da ACSP

Notícias 10 de julho de 2014

Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo marcou 140 pontos ante 142 em maio; com perspectiva de produção recorde de grãos, nas regiões Norte e Centro-Oeste, INC foi de 188 pontos, 11 a mais que maio

O Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo ACSP) de junho marcou 140 pontos, situação estável em relação ao mês anterior (142 pontos) e a junho do ano passado (138 pontos). A margem de erro é de três pontos percentuais.

O INC é elaborado mensalmente pelo Instituto Ipsos para a ACSP. Para essa pesquisa, foram feitas mil entrevistas entre os dias 19 e 30 de junho em 70 cidades brasileiras – desta forma, o INC de junho não captou um possível pessimismo por parte dos brasileiros após a derrota para a Alemanha na Copa do Mundo. 

O que mais chama a atenção neste levantamento é o salto na confiança dos habitantes do Norte e Centro-Oeste do Brasil: nessas regiões, o índice foi puxado pelo agronegócio e ficou em 188 pontos – bem acima da média nacional (140) e 11 pontos a mais do que em maio, quando foram registrados 177 pontos. A perspectiva para a produção de grãos neste ano é de mais de 190 milhões de toneladas, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

“A estabilidade no Índice Nacional de Confiança em junho se deve ao agronegócio. É ele quem equilibra os números”, afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e presidente-interino da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).

Na contramão, afetada pela estiagem, a região Sudeste puxa para baixo o INC: o índice foi de 130 pontos em junho ante 135 em maio.

A região sul ainda é a segunda mais otimista do país – perde apenas para o Norte/Centro-Oeste. Mas a situação ficou estável, em patamar alto, com 173 pontos em junho e 174 em maio.  

O cenário ficou estável também no Nordeste, com 127 pontos ante 128 em maio. 

Classes sociais

Apesar de continuar a mais otimista, a classe C apresentou estabilidade quanto à confiança, com INC de 145 pontos em junho ante 147 em maio, dentro da margem de erro.

Possivelmente por estar melhor informada sobre o cenário econômico atual, na classe AB a confiança ficou em 125 pontos contra 131 em maio.

Com INC de 133 pontos, a classe DE cresceu oito pontos em relação a maio, provavelmente em razão do reajuste do Bolsa-Família. 

Consumidor menos seguro no emprego e no futuro  

Conforme mostra a tabela abaixo, ficou estável a percepção do consumidor brasileiro quanto a sua situação financeira atual: ela foi considerada boa por 47% em junho, ante 44% em maio e 45% há um ano.

Já os demais indicadores estão desfavoráveis.

Para 44% dos entrevistados, a situação financeira futura vai melhorar, contra 45% em maio e 49% há um ano.    

Em junho, 31% das pessoas ouvidas disseram estar seguras no emprego – em maio eram 33% e, há um ano, eram 36%.

Já 35% deles estavam favoráveis à compra de eletrodomésticos, ante 37% em maio e 44% há um ano.

Com a maior incerteza do mercado, 29% dos consumidores ouvidos estavam favoráveis à compra de itens de grande valor e 37% não estavam favoráveis em junho. 

“A menor segurança no emprego resulta numa maior cautela por parte do consumidor quanto à sua situação financeira e às compras”, explica Rogério Amato.   

O INC

O Instituto Ipsos fez o levantamento em nove regiões metropolitanas, por meio de amostra probabilística com cota, representativa do eleitorado a respeito de sexo, idade, educação, PEA (População Economicamente Ativa) e região (PNAD e TSE).

O INC mostra como está a confiança do consumidor em âmbito nacional e, também, em cada região e classe social. Indica a percepção da população quanto à economia e à sua situação financeira, além das perspectivas quanto ao futuro, visando a prever o comportamento do consumidor no mercado.   

Acesse a íntegra do INC/Ipsos de julho de 2014 (com dados referentes a junho):

http://portal.acsp.com.br/pesquisa_inc/inc_julho2014.pdf 

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa ACSP
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 119 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

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