Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACE-Guarulhos participa da 15ª edição do Congresso da Facesp em Águas de Lindóia

Notícias 19 de novembro de 2014

Com o tema “Nossa Força, Seu Negócio, pelo Progresso” foi aberto nesta quarta-feira, 19, no Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia, o 15º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Mais de mil líderes empresariais de todo o Estado de São Paulo participam do encontro, entre eles dirigentes e colaboradores da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE).

O advogado tributarista e jurista Ives Gandra Martins foi o convidado da organização para fazer a palestra de abertura. Em sua apresentação, Gandra falou sobre ética e moral, iniciando sua participação fazendo um relato da história de luta do povo paulista.

Para o jurista, o povo paulista, nas eleições deste ano, deu mais uma vez uma demonstração de que não concorda com o populismo empregado na política brasileira. Ele criticou o discurso de ódio entre ricos e pobres, os acordos com governos como da Venezuela e Bolívia, e alertou: “É evidente que corremos o sério risco de caminharmos numa estrada cheia de buracos que não nos levará a lugar algum”, criticou o advogado que espera que a presidente Dilma Rousseff mude, caso contrário prevê tempos difíceis para o Brasil.

O anfitrião Rogério Amato, presidente da Facesp e ACSP, mais uma vez afirmou que o sistema das Associações Comerciais é apartidário e que está ao lado da livre iniciativa. Ele reafirmou a posição das entidades em prol de investimentos na educação e segurança, sobretudo empenho na aprovação de reformas para o país. “Os problemas não são exclusivos dos governantes. Nós vamos tentar resolver juntos, pois nossa força pode mais”, completou.

Jorge Taiar, presidente da ACE-Guarulhos, corroborou com a mensagem passada tanto por Ives Gandra Martins quanto de Rogério Amato, e acredita na união como um meio para a mudança. “O povo paulista já demonstrou nas eleições que não concorda com o rumo do país, que quer do poder público uma atitude mais ética. O sistema das Associações Comerciais sabe de sua força e por isso, juntos iremos mais longe”, falou.

Além de Taiar, a ACE-Guarulhos foi representada por José Pedro Chebatt, Wilson Lourenço, Maurici Dias Gomes, Silvana Araújo e Regina Yabú Pavanello, além de colaboradores e integrantes do Conselho da Mulher Empreendedora (CME).

Encontros - 
As perspectivas para 2015 e o Empreendedorismo foram os dois importantes temas abordados no 15º Congresso da Facesp, que ainda contou painéis voltados para as principais soluções de negócios disponibilizadas pelas Associações Comerciais.
 
A palestra “Brasil: cenário e perspectivas para 2015” contou com a presença de um time de respeito para debater o país: João Sampaio (ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira), Benjamin Steinbruch (diretor presidente da CSN) e Dorival Dourado (presidente da Boa Vista Serviços). Todos eles acreditam que 2015 será um ano complicado e preveem, por exemplo, uma tendência generalizada de desaceleração dos mais diversos segmentos, aumento do desemprego, enxugamento da economia, entre outros.

Com um discurso mais otimista, Luiza Helena Trajano (presidente da Maganize Luiza), Chieko Aoki (presidente da Blue Tree Hotels) e Ana Fontes (professora da FGV), falaram sobre “Empreendedorismo”. A mediação do encontro foi da jornalista e apresentadora de TV, Silvia Poppovic.

O congresso contou ainda com salas de negócios, com o 12º Encontro Estadual do Empreender, o 7º Encontro de Gestores da CBMAE, a palestra “Tendências do Varejo NRF 2014/2015” e o painel “Jovem Empreendedor”. 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE